Jornal de Angola

Socialista­s na corrida ao governo

-

O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou ontem uma ronda de contactos com todos os partidos espanhóis para tentar encontrar uma solução que permita desbloquea­r o impasse para a formação de um Governo, mas recusou liderar uma alternativ­a.

“Vou falar com todas as forças políticas, desde os nacionalis­tas ao PP [Partido Popular], desde Podemos aos Ciudadanos, mas não me estou a posicionar para liderar uma alternativ­a. Que isto fique muito claro”, disse Pedro Sánchez no final de uma reunião da Comissão Permanente do Executivo Federal do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Sánchez quer saber exactament­e qual é a posição dos outros partidos políticos depois de o líder do PP (direita), Mariano Rajoy, ter fracassado na sexta-feira a segunda votação de investidur­a no Parlamento, com 180 votos contra e 170 a favor, o mesmo número da votação de dois dias antes.

O actual chefe do Governo em funções e líder do Partido Popular (PP, direita) teve o apoio de 137 deputados do PP, 32 do partido de centro-direita Ciudadanos e um do partido regional Coligação Canária. O resto da assembleia votou contra, entre eles os 85 do PSOE e os 71 da coligação da esquerda radical Unidos Podemos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola