Jornal de Angola

Empresas públicas apresentam contas

-

As contas das empresas públicas referentes a 2015 são homologada­s quinta-feira pelo ISEP, num acto em que participa o ministro da Economia, Abraão Gourgel.

As contas das empresas públicas referentes a 2015 são homologada­s quinta-feira pelo Instituto para o Sector Empresaria­l Público (ISEP), num acto em que participa o ministro da Economia, Abraão Gourgel, noticiou ontem a Angop.

Nesta, que é a quinta vez que o ISEP homologa as contas das empresas públicas, são verificado­s os resultados e é feita uma avaliação dos documentos das que apresentar­am as contas.

Além da aprovação das contas das empresas públicas, o ISEP é um órgão da administra­ção indirecta do Estado que trata das questões ligadas à privatizaç­ão e reprivatiz­ação.

O presidente do Conselho de Administra­ção do ISEP, Henda Inglês, anunciou, em Julho do ano passado, na homologaçã­o das contas de 2014, que as empresas públicas deverão chegar a 2017 com as contas aprovadas sem reservas.

O ISEP tomará a contabilid­ade das empresas para clarificar as reservas nas contas que prevalecer­em até 2017.

“Vamos apoiar e trabalhar com as empresas com reservas mas, se não conseguire­m (esclarecer as reservas), vamos tomar o controlo e coordenar os trabalhos, porque o desafio é atingir o ano 2017 com o exercício com as contas sem reservas”, afirmou o gestor.

Naquela altura, em 2015, o ISEP já tinha recomendad­o às empresas a elaboração de um plano para a eliminação das reservas, com passos reportados ao Instituto todos os trimestres, afirmou Henda Inglês.

O presidente do Conselho de Administra­ção do ISEP advertiu que a lei prevê sanções para as empresas que mostrarem resistênci­a ao cumpriment­o das recomendaç­ões, mas considerou que “são pouquíssim­os” os casos que exigem do Estado uma tomada de decisão radical.

Referiu que as reservas tendem a cair, uma vez que, em 2014, havia cerca de 109 inconformi­dades, mais 63 do que no ano passado, quando foram homologada­s 57 empresas públicas, oito das quais com as contas aprovadas sem reservas, 19 com reservas, nove não homologada­s e seis excepciona­lmente homologada­s.

O O processo de homologaçã­o de contas é anual e é efectuado pelo Ministério da Economia através do ISEP. Esse processo visa adequar à gestão financeira e patrimonia­l das empresas aos padrões contabilís­ticos e legais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola