Jornal de Angola

Selecção regressa sem medalhas

Entrega das distinções condiciona­da ao pagamento de multa

- TERESA LUÍS |

A Confederaç­ão Africana de Ginástica congelou as 64 medalhas conquistad­as pelas selecções nacionais, nas categorias de sénior e júnior em ambos sexos, durante o Campeonato Africano disputado na cidade namibiana de Walvis Bay.

A medida é resultado da multa aplicada à delegação angolana no valor de seis mil dólares, pelo atraso no pagamento da taxa anual com o mesmo valor. Das 64 medalhas conquistad­as, 17 são de ouro, cinco de prata e 42 de bronze. O conjunto angolano regressou ontem ao país.

O presidente da Federação Angolana da modalidade (FAG), Auxílio Jacob, informou que tudo está a ser feito no sentido de regulariza­r-se a situação. “Inicialmen­te, tivemos o problema de liquidação da taxa anual. Agora, temos a multa. Só podemos levantar as medalhas, após o pagamento da multa e temos dez dias para o fazer. Estamos a trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos, no sentido de resolver o problema nos próximos dias”, disse.

Caso não seja efectuado o pagamento, a confederaç­ão transfere as medalhas para outro classifica­do. “É triste recebermos os certificad­os e a homologaçã­o dos resultados, mas não receber os meios. A participaç­ão de Angola foi toda patrocinad­a pela Unitel. A única responsabi­lidade do Estado era o pagamento da taxa de participaç­ão, cujo documento fizemos chegar ao ministério em Novembro do ano passado”, xplicou Auxílio Jacob. Na classifica­ção por equipas, Angola ocupou o segundo lugar do pódio, tendo melhorado um lugar em relação à edição de 2014.

Egipto e África do Sul completara­m o pódio. Argélia, Namíbia, Zimbabwe e Cabo Verde ocuparam as posições seguintes.

Os 26 ginastas nacionais competiram nas especialid­ades de ginástica rítmica, trampolim, duplo mini e tumbling, sob a orientação dos técnicos João Castelo e Larissa Ribeiro. Horácio Pita-Grós, Francisco Costa, Luqueni Agostinho, Gerson Samuliu, Carlos Rodrigues, José Epalanga e Ervanarito António (masculinos); Marice Sitaqui, Clidinâdia António, Julmira Segunda, Semba Mahula, Isabel Epandi, Florência Mussende, Laurieta Chiteculo, Adriana Chividinca, Amarilda Sahoca, Benita Gangula, Jandira Henriques, Beniude Pangelepo, Margarida Cabral, Beatriz Kasselo, Iolanda António, Eunice Ferreira, Alice Tomás, Sofia Higino e Ana Mpanzu (femininos) são os atletas que representa­ram o país.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Confederaç­ão Africana de Ginástica deu apenas dez dias para a liquidação da dívida
JOSÉ SOARES Confederaç­ão Africana de Ginástica deu apenas dez dias para a liquidação da dívida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola