Dis­pu­ta co­me­çou há 56 anos

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A pri­mei­ra edi­ção dos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos de­cor­reu no lon­gín­quo ano de 1960, ou se­ja, há 56 anos. To­da­via, tu­do co­me­çou na In­gla­ter­ra, quan­do, em 1948, o neu­ro­lo­gis­ta ale­mão Ludwig Gutt­man or­ga­ni­zou uma com­pe­ti­ção en­vol­ven­do ví­ti­mas da II Gu­er­ra Mun­di­al com le­sões na me­du­la es­pi­nhal.

A ten­ta­ti­va ini­ci­al te­ve lu­gar na ci­da­de in­gle­sa de Sto­ke Man­de­vil­le e, qua­tro anos de­pois, com a ade­são da Ho­lan­da, sur­giu um mo­vi­men­to in­ter­na­ci­o­nal. O fac­to fez com que es­te even­to pa­ra atle­tas de­fi­ci­en­tes fos­se or­ga­ni­za­do pe­la pri­mei­ra vez em Ro­ma'1960.

Os Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos são uma com­pe­ti­ção des­por­ti­va de al­to ren­di­men­to pa­ra atle­tas de­fi­ci­en­tes. Ho­je, a com­pe­ti­ção já va­lo­ri­za mais a per­for­man­ce atlé­ti­ca do que as de­fi­ci­ên­ci­as dos par­ti­ci­pan­tes.

O mo­vi­men­to tem cres­ci­do de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va des­de os pri­mei­ros di­as. Qu­a­tro­cen­tos con­cor­ren­tes evo­luí­ram nos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos de Ve­rão de Ro­ma, em 1960. Nos Jo­gos de Pe­quim, em 2008, fo­ram já 3.951 pre­sen­ças de 146 paí­ses.

A 14ª e úl­ti­ma edi­ção de­cor­ri­da em Lon­dres ‘2012 foi a mai­or da his­tó­ria. Es­ti­ve­ram pre­sen­tes 4.200 atle­tas, cor­res­pon­den­do a um au­men­to de 249 em com­pa­ra­ção com Pe­quim'2008. Na­que­les jo­gos, o nú­me­ro de Co­mi­tés Pa­ra­lím­pi­cos Na­ci­o­nais foi de 165, mais 19 do que em Pe­quim.

Ca­tor­ze paí­ses fi­ze­ram a sua pri­mei­ra par­ti­ci­pa­ção em Lon­dres: An­tí­gua e Bar­bu­da, Bru­nei, Ca­ma­rões, Co­mo­res, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, Dji­bou­ti, Gâm­bia, Gui­né-Bis­sau, Li­bé­ria, Mo­çam­bi­que, Co­reia do Nor­te, San Ma­ri­no, Ilhas Sa­lo­mão e Ilhas Vir­gens Ame­ri­ca­nas.

Es­te even­to tem si­do re­a­li­za­do no mes­mo ano dos Jo­gos Olím­pi­cos. Des­de a edi­ção de Seul, em 1988, tam­bém têm si­do se­di­a­dos no mes­mo lo­cal mer­cê de um acor­do ru­bri­ca­do en­tre os co­mi­tés Pa­ra­lím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (IPC) e o Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI).

Des­de o pro­ces­so de se­lec­ção pa­ra os Jo­gos de 2012, a ci­da­de­se­de es­co­lhi­da tam­bém é pal­co dos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos. As­sim, a par­tir de ama­nhã até 18 des­te mês, re­a­li­zam-se os XV Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos, na ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro, a mes­ma que em Agos­to al­ber­gou os Jo­gos Olím­pi­cos de Ve­rão. Se­rão usa­das as mes­mas in­fra-es­tru­tu­ras. A Vi­la Olím­pi­ca pas­sou a ser Pa­ra­lím­pi­ca des­de o dia 1.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.