Cré­di­to de Is­ra­el pa­ra a agri­cul­tu­ra

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CAR­VA­LHO |

O Go­ver­no de Is­ra­el vai dis­po­ni­bi­li­zar no­va li­nha de cré­di­to pa­ra fi­nan­ci­ar pro­jec­tos li­ga­dos a vá­ri­os sec­to­res da eco­no­mia na­ci­o­nal, com des­ta­que pa­ra o da Agri­cul­tu­ra. A in­for­ma­ção foi avan­ça­da on­tem pe­lo em­bai­xa­dor de Is­ra­el em An­go­la, Rapha­el Sin­ger, no fi­nal de uma au­di­ên­cia com o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res. O em­bai­xa­dor is­ra­e­li­ta, que apre­sen­tou os seus cum­pri­men­tos de des­pe­di­da, após três anos de mis­são em An­go­la, dis­se que o va­lor da li­nha de cré­di­to es­tá a ser ne­go­ci­a­do en­tre os go­ver­nos dos dois paí­ses.

O Go­ver­no de Is­ra­el vai dis­po­ni­bi­li­zar no­va li­nha de cré­di­to pa­ra fi­nan­ci­ar pro­jec­tos li­ga­dos a vá­ri­os sec­to­res da eco­no­mia na­ci­o­nal, com des­ta­que pa­ra o da Agri­cul­tu­ra.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da on­tem pe­lo em­bai­xa­dor de Is­ra­el em An­go­la, Rapha­el Sin­ger, no fi­nal de uma au­di­ên­cia com o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res.

O em­bai­xa­dor is­ra­e­li­ta, que apre­sen­tou os seus cum­pri­men­tos de des­pe­di­da, após três anos de mis­são em An­go­la, dis­se que o va­lor da li­nha de cré­di­to es­tá a ser ne­go­ci­a­do en­tre os go­ver­nos dos dois paí­ses.

No âm­bi­to da co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral, Is­ra­el já dis­po­ni­bi­li­zou uma li­nha de cré­di­to, ava­li­a­da em 500 mi­lhões de dó­la­res, pa­ra fi­nan­ci­ar vá­ri­os pro­jec­tos em An­go­la, en­tre os quais o pro­jec­to Al­deia No­va, no Wa­ku Cun­go. Além da no­va li­nha de cré­di­to, Rapha­el Sin­ger deu a co­nhe­cer que o Go­ver­no is­ra­e­li­ta pre­ten­de apoi­ar no­vos pro­jec­tos de tra­ta­men­to de água no país e ou­tros a ní­vel do con­ti­nen­te afri­ca­no.

O di­plo­ma­ta ex­pli­cou que o pri­mei­ro-mi­nis­tro do seu país, pe­la pri­mei­ra vez em vá­ri­as dé­ca­das, vi­si­tou Áfri­ca e pas­sou a con­si­de­rá-lo um con­ti­nen­te “im­por­tan­te e ami­go de Is­ra­el”. Por es­ta ra­zão, Rapha­el Sin­ger en­ten­de que há mais pers­pec­ti­vas de co­o­pe­ra­ção e pos­si­bi­li­da­des de al­tos di­ri­gen­tes do seu país vi­si­ta­rem An­go­la.

Du­ran­te o en­con­tro com Ge­or­ges Chi­ko­ti, fo­ram ava­li­a­dos pro­jec­tos re­a­li­za­dos nos úl­ti­mos três anos a ní­vel da co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral e con­cluí­ram ter si­do in­ten­sa. O em­bai­xa­dor afir­mou que um hou­ve um au­men­to da par­ce­ria a ní­vel de pro­jec­tos agrí­co­las, ba­se­a­da na trans­mis­são de co­nhe­ci­men­to e na do­a­ção de in­su­mos is­ra­e­li­tas, bem co­mo vi­si­tas de in­ter­câm­bio nos do­mí­ni­os da se­gu­ran­ça pú­bli­ca, água, tec­no­lo­gia, saú­de, edu­ca­ção, cul­tu­ra, co­mér­cio e en­si­no su­pe­ri­or.

Ten­do em con­ta o pro­gra­ma de di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia, Rapha­el Sin­ger dis­se que há ain­da a pos­si­bi­li­da­de de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses na ex­plo­ra­ção de re­cur­sos na­tu­rais, al­ta tec­no­lo­gia, mi­cro­em­pre­sas e tu­ris­mo ru­ral.

CONTREIRAS PIPA

Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res re­ce­beu o em­bai­xa­dor de Is­ra­el em fim de man­da­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.