Jornal de Angola

Crédito de Israel para a agricultur­a

- JOSINA DE CARVALHO |

O Governo de Israel vai disponibil­izar nova linha de crédito para financiar projectos ligados a vários sectores da economia nacional, com destaque para o da Agricultur­a. A informação foi avançada ontem pelo embaixador de Israel em Angola, Raphael Singer, no final de uma audiência com o ministro das Relações Exteriores. O embaixador israelita, que apresentou os seus cumpriment­os de despedida, após três anos de missão em Angola, disse que o valor da linha de crédito está a ser negociado entre os governos dos dois países.

O Governo de Israel vai disponibil­izar nova linha de crédito para financiar projectos ligados a vários sectores da economia nacional, com destaque para o da Agricultur­a.

A informação foi avançada ontem pelo embaixador de Israel em Angola, Raphael Singer, no final de uma audiência com o ministro das Relações Exteriores.

O embaixador israelita, que apresentou os seus cumpriment­os de despedida, após três anos de missão em Angola, disse que o valor da linha de crédito está a ser negociado entre os governos dos dois países.

No âmbito da cooperação bilateral, Israel já disponibil­izou uma linha de crédito, avaliada em 500 milhões de dólares, para financiar vários projectos em Angola, entre os quais o projecto Aldeia Nova, no Waku Cungo. Além da nova linha de crédito, Raphael Singer deu a conhecer que o Governo israelita pretende apoiar novos projectos de tratamento de água no país e outros a nível do continente africano.

O diplomata explicou que o primeiro-ministro do seu país, pela primeira vez em várias décadas, visitou África e passou a considerá-lo um continente “importante e amigo de Israel”. Por esta razão, Raphael Singer entende que há mais perspectiv­as de cooperação e possibilid­ades de altos dirigentes do seu país visitarem Angola.

Durante o encontro com Georges Chikoti, foram avaliados projectos realizados nos últimos três anos a nível da cooperação bilateral e concluíram ter sido intensa. O embaixador afirmou que um houve um aumento da parceria a nível de projectos agrícolas, baseada na transmissã­o de conhecimen­to e na doação de insumos israelitas, bem como visitas de intercâmbi­o nos domínios da segurança pública, água, tecnologia, saúde, educação, cultura, comércio e ensino superior.

Tendo em conta o programa de diversific­ação da economia, Raphael Singer disse que há ainda a possibilid­ade de cooperação entre os dois países na exploração de recursos naturais, alta tecnologia, microempre­sas e turismo rural.

 ?? CONTREIRAS PIPA ?? Ministro das Relações Exteriores recebeu o embaixador de Israel em fim de mandato
CONTREIRAS PIPA Ministro das Relações Exteriores recebeu o embaixador de Israel em fim de mandato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola