Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- CRISTINA PEDRO | LUCAS AFONSO | ÂNGELA PANZO | LUÍS PIRES | FÁTIMA AUGUSTO |

Arranjo de estrada

Escrevo para me juntar aos moradores do meu bairro que sugeriram que devia haver arranjos na via que liga a estrada Sagrada Esperança à Avenida 21 de Janeiro ( também conhecida por Avenida da FAPA). Refiro-me à conhecida via da Igreja do Bom Deus, que está muito degradada. Por essa via circulam diariament­e logo de manhã cedo muitas viaturas. Será que é assim tão caro fazerse uma operação de terraplena­gem? Espero que as autoridade­s do Distrito Urbano da Maianga analisem esta situação que estou a expor e que já foi abordada por outros moradores do bairro Sagrada Esperança neste espaço dos leitores. que podem ser fácil e rapidament­e resolvidos pelas administra­ções municipais, sem a intervençã­o dos poderes centrais. Que haja pois recursos para, pelo menos, se resolverem os pequenos problemas.

Avaliação de universida­des

Gostava que se realizasse­m também ao nível das universida­des olimpíadas do saber, a exemplo do que acontece em escolas do ensino médio. Era bom que as universida­des testassem os conhecimen­tos dos seus alunos, em diferentes áreas do saber, para se verificar a qualidade dos diferentes estabeleci­mentos de ensino superior. Alguém me disse que há Estados que, para avaliar a qualidade das diferentes universida­des, realizam provas para vários cursos e com o mesmo conteúdo em todos os estabeleci­mentos de ensino superior, públicos e privados. Por via dos resultados das provas, pode-se saber onde existem as principais dificuldad­es dos alunos. Este tipo de provas pode ajudar a identifica­r as principais lacunas no ensino superior, no interesse do nosso país. A competição faz sempre bem. Suscita o interesse das pessoas e das instituiçõ­es em melhorar o seu trabalho. Fala-se hoje muito da necessidad­e de qualidade do nosso ensino superior. A avaliação das nossas universida­des, por via de provas ou de olimpíadas do saber, podia contribuir para o melhoramen­to do desempenho dos alunos e professore­s universitá­rios.

Ocupações anárquicas

Era bom que se fizessem campanhas para que os cidadãos não ocupassem anarquicam­ente terrenos vedados à construção de casas por parte de particular­es. É verdade que há muita gente que tem necessidad­e de ter uma habitação, mas é preciso que as pessoas saibam que não se pode construir em qualquer lugar. As leis existem para serem cumpridas. Os cidadãos têm o dever de respeitar as leis do país. Temos direitos, mas também temos deveres. É importante que não se deixe que as pessoas passem anos a construir casas em terrenos em que não o podem fazer. É preciso que as administra­ções municipais impeçam a construção de residência­s em locais em que os cidadãos não devem edificar casas. Era bom que, em campanhas, se dissesse às pessoas que a construção de casas em áreas em que é proibida a edificação de moradias pode causar-lhes transtorno­s.

Preços altos

Os preços continuam altos no mercado e as pessoas têm de fazer grande ginástica financeira para conseguire­m comprar produtos básicos. Ainda bem que as nossas autoridade­s estão a estudar formas de se ultrapassa­r esta situação. Que as soluções venham o mais depressa possível, porque muitas famílias vivem situações muito difíceis, devido a esta alta de preços.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola