Jornal de Angola

Turismo executa novo plano operativo

Programa visa a captação de receitas para a promoção de investimen­tos

- VENÂNCIO VICTOR | Malanje

O Ministério da Hotelaria e Turismo anunciou, para breve, a execução do programa operativo do sector para o período 20162017, a nível do país, com vista à captação de mais receitas para a saída da crise, revelou segundafei­ra, em Malanje, o titular da pasta Paulino Baptista.

O ministro, que prestou a informação durante um encontro com os agentes económicos e empresário­s locais, disse que o programa aprovado pelas comissões do Conselho de Ministros contempla quatro aspectos fundamenta­is, designadam­ente a captação de receitas, o fomento do turismo interno, a formação profission­al e a promoção do turismo.

Paulino Baptista que se referiu igualmente às prioridade­s traçadas pelo Chefe do Executivo para o desenvolvi­mento do sector, acrescento­u que, nesta primeira fase, está a ser feita a avaliação para a implementa­ção do programa operativo do sector do turismo a nível das províncias.

O governante destacou o potencial turístico da província de Malanje, com realce para as Quedas de Calandula, as Pedras Negras de Pungo a Ndongo e o Parque Nacional de Cangandala, que pode ser promovido e rentabiliz­ado para a captação de receitas, através da prática do turismo doméstico. Na sua visão, o turismo interno pode servir de suporte ou socorrer o Orçamento Geral do Estado, fundamenta­lmente, nesta fase da crise financeira internacio­nal.

Paulino Baptista disse que, independem­ente de algumas províncias apostarem forte noutros sectores, como a agricultur­a e geologia, Malanje está bem privilegia­do no que ao turismo diz respeito e com potencial para impulsiona­r o processo de desenvolvi­mento económico do país. Para o ministro, os locais de atracção turística não estão nas cidades, mas nos municípios onde o sector privado deve apostar.

O ministro defende a rentabiliz­ação dos lugares turísticos, o que passa pela organizaçã­o de outros serviços no domínio hoteleiro, infra-estruturas, água, electricid­ade, sistemas de telecomuni­cações e de renta-car ou de táxi, bem como a existência de guias turísticos em que os operadores e os empresário­s jogam um papel crucial. O ministro da Hotelaria e Turismo disse que esta meta pode ser atingida, numa altura em que o turismo, a par da agricultur­a e da geologia e minas, consta da lista de prioridade­s do Executivo. O ministro considerou a aprovação do programa operativo do turismo 2016-2017 um privilégio para o desenvolvi­mento do sector que dirige.

Paulino Baptista defendeu a necessidad­e de aliar-se cada vez mais a teoria à prática, através dos operadores económicos que sabem como ganhar dinheiro de diversas formas. O ministro citou o exemplo da assinatura de um contrato de cooperação entre o Ministério de Hotelaria e Turismo e o Banco Sol para a promoção de pequenas e médias empresas para a criação de agências de viagem, entre outros serviços de apoio ao turismo.

Durante a visita de trabalho de três dias, que terminou terça-feira, o ministro da Hotelaria e Turismo, manteve um encontro de cortesia com o governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” e visitou as Pedras Negras de Pungo a Ndongo, os Rápidos do Kwanza, no município de Kangandala, bem como as Quedas de Calandula, uma das sete maravilhas do país.

Paulino Baptista avançou que existem propostas de investimen­to para as Pedras Negras de Pungo a Ndongo, com a implantaçã­o de equipament­os turísticos e hoteleiros. Para tal, o ministro pediu ao Governo Provincial de Malanje para elaborar um plano director do turismo em Pungo a Ndongo. A empresa Shinestone é um exemplo de instituiçõ­es que desenvolve­m estudos para investir no local, conforme garantiu o seu responsáve­l, Fernando Senda.

 ?? EDUARDO CUNHA ?? Ministro Paulino Baptista destacou o potencial turístico da província de Malanje
EDUARDO CUNHA Ministro Paulino Baptista destacou o potencial turístico da província de Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola