Jornal de Angola

Poesia de Neto é declamada no Camões

-

Um recital de poesia denominado “Neto para o Mundo”, com Universo Mavambo, em homenagem ao Poeta Maior, é realizado hoje, às 18h30, no Auditório Pepetela do Camões-Centro Cultural Português, em Luanda.

No recital, o jovem poeta Universo Mavambo declama vários poemas de António Agostinho Neto, como “Caminho do Mato”, “Para Enfeitar os teus Cabelos”, “Noites no Mato”, “Na Pele do Tambor” e “Não me Peças Sorrisos”. O também poeta, Ângelo Reis declama o poema “Adeus à Largada”.

A actividade vai ser marcada com momentos musicais com o artista Hélvio que interpreta o tema “Os Meninos à Volta da Fogueira” e “Muxima Wami” e com a Orquestra Kamunga, que interpreta “Tata Nkento” de Teta Lando, “Velha Xica” de Waldemar Bastos e “Muxima” do conjunto Ngola Ritmos.

O recital, que conta com a colaboraçã­o da direcção do Movimento Lev’Arte, é apresentad­o por Sofia Lucas e pelo secretário-geral do Movimento literário Lev’Arte, Kiocamba Cassua.

O poeta e declamador Universo Mavambo nasceu em 1988, em Luanda. Começou a interessar-se pelo mundo das letras depois de ter lido a obra “Sagrada Esperança” de Agostinho Neto. A partir daí, começou a ler outros autores como Jofre Rocha, José Luís Mendonça, António Jacinto e Alda Lara.

Em 2008, integra o Movimento Lev’Arte. Em 2011, cria, juntamente com Santo Kimbalambe, a rubrica “Passarela Poética” do programa Zimbando da TV Zimbo. Nesse mesmo ano, foi coordenado­r do Atelier de Literatura da Universida­de Católica de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola