LIM­PE­ZA DAS VALAS DE DRE­NA­GEM Lu­an­da pre­pa­ra épo­ca das chu­vas

Jornal de Angola - - DESPORTO - YARA SI­MÃO |

O mu­ni­cí­pio de Lu­an­da es­tá a pre­pa­rar-se pa­ra as chu­vas que se avi­zi­nham com a lim­pe­za das valas de dre­na­gem e va­le­tas, bem co­mo a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra acu­dir ca­sos de emer­gên­cia, anun­ci­ou on­tem a vi­ce­pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va de Lu­an­da pa­ra a área so­ci­al, Ma­ra Bap­tis­ta.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa no fi­nal da vi­si­ta aos dis­tri­tos do Ki­lam­ba Ki­a­xi, Sam­ba, Mai­an­ga e Sam­bi­zan­ga, Ma­ra Bap­tis­ta in­for­mou que as sar­je­tas, es­go­tos e valas de dre­na­gem es­tão a ser lim­pas com a re­ti­ra­da das águas es­tag­na­das e ou­tros re­sí­du­os só­li­dos. Es­tão ain­da a ser re­a­li­za­das cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção pe­rió­di­cas, no sen­ti­do de per­su­a­dir a po­pu­la­ção a co­lo­car li­xo nos lo­cais apro­pri­a­dos e pre­ser­var os es­go­tos e valas de dre­na­gem.

A exis­tên­cia de re­sí­du­os só­li­dos nas valas de dre­na­gem e sar­je­tas tem si­do a prin­ci­pal cau­sa das inun­da­ções e o sur­gi­men­to de en­fer­mi­da­des, com re­al­ce pa­ra o pa­lu­dis­mo e ou­tras do­en­ças da épo­ca. “De­ve­mos se­ri­a­men­te re­pen­sar o sis­te­ma que per­mi­te o de­sas­so­re­a­men­to das valas de dre­na­gem pa­ra, nas pró­xi­mas chu­vas, re­gis­tar­mos me­nos in­ci­den­tes en­tre as po­pu­la­ções que re­si­dem pró­xi­mo das valas, so­bre­tu­do as da pe­ri­fe­ria”, su­bli­nhou.

Ma­ra Bap­tis­ta en­co­ra­jou os mu­ní­ci­pes a não dei­ta­rem li­xo nas valas de dre­na­gem por­que cri­am um gran­de cons­tran­gi­men­to e com­pli­cam a Vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va de Lu­an­da Ma­ra Bap­tis­ta du­ran­te a vi­si­ta ao dis­tri­to ur­ba­no do Ki­lam­ba Ki­a­xi flui­dez das águas. Ou­tra cha­ma­da de aten­ção foi pa­ra as fa­mí­li­as que tei­mam em cons­truir nas li­nhas de água, obri­gan­do as ad­mi­nis­tra­ções a efec­tu­a­rem de­mo­li­ções por­que es­tão a trans­gre­dir as nor­mas ad­mi­nis­tra­ti­vas e a co­lo­car as su­as pró­pri­as vi­das em ris­co.

A vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da dis­se que nos pró­xi­mos di­as vai vi­si­tar os dois úl­ti­mos dis­tri­tos que com­põem o mu­ni­cí­pio de Lu­an­da ( In­gom­bo­ta e Ran­gel). “Es­ta­mos sa­tis­fei­tos com o tra­ba­lho efec­tu­a­do até ago­ra. To­dos os dis­tri­tos es­tão a cor­res­pon­der às ex­pec­ta­ti­vas e a cri­ar con­di­ções de pro­tec­ção pa­ra ca­sos de emer­gên­cia”, fri­sou.

Ma­ra Bap­tis­ta ex­pli­cou que as ad­mi­nis­tra­ções dis­tri­tais já apre­sen­ta­ram os seus pla­nos de con­tin­gên­cia. O go­ver­na­dor, fri­sou, es­tá a pres­tar a de­vi­da aten­ção no sen­ti­do de po­ten­ci­a­li­zar as ad­mi­nis­tra­ções pa­ra que por si sós pos­sam fa­zer o tra­ba­lho e mi­ni­mi­zar os pro­ble­mas nas su­as áre­as de ju­ris­di­ção.

A ad­mi­nis­tra­do­ra do Sam­bi­zan­ga, Mil­ca Ca­ques­se, ga­ran­tiu que tu­do es­tá a ser fei­to pa­ra o bem-es­tar das co­mu­ni­da­des. “Já apre­sen­tá­mos o nos­so pla­no de con­tin­gên­cia pa­ra que pos­sa­mos evi­tar gran­des cons­tran­gi­men­tos cau­sa­dos pe­las chu­vas”, dis­se, acres­cen­tan­do que o dis­tri­to do Sam­bi­zan­ga vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com a pro­tec­ção ci­vil e bom­bei­ros na sen­si­bi­li­za­ção e mo­bi­li­za­ção da po­pu­la­ção pa­ra evi­tar cons­truir em zo­nas de ris­co.

DOMBELE BER­NAR­DO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.