Jornal de Angola

LIMPEZA DAS VALAS DE DRENAGEM Luanda prepara época das chuvas

- YARA SIMÃO |

O município de Luanda está a preparar-se para as chuvas que se avizinham com a limpeza das valas de drenagem e valetas, bem como a criação de condições para acudir casos de emergência, anunciou ontem a vicepresid­ente da Comissão Administra­tiva de Luanda para a área social, Mara Baptista.

Em declaraçõe­s à imprensa no final da visita aos distritos do Kilamba Kiaxi, Samba, Maianga e Sambizanga, Mara Baptista informou que as sarjetas, esgotos e valas de drenagem estão a ser limpas com a retirada das águas estagnadas e outros resíduos sólidos. Estão ainda a ser realizadas campanhas de sensibiliz­ação periódicas, no sentido de persuadir a população a colocar lixo nos locais apropriado­s e preservar os esgotos e valas de drenagem.

A existência de resíduos sólidos nas valas de drenagem e sarjetas tem sido a principal causa das inundações e o surgimento de enfermidad­es, com realce para o paludismo e outras doenças da época. “Devemos seriamente repensar o sistema que permite o desassorea­mento das valas de drenagem para, nas próximas chuvas, registarmo­s menos incidentes entre as populações que residem próximo das valas, sobretudo as da periferia”, sublinhou.

Mara Baptista encorajou os munícipes a não deitarem lixo nas valas de drenagem porque criam um grande constrangi­mento e complicam a Vice-presidente da Comissão Administra­tiva de Luanda Mara Baptista durante a visita ao distrito urbano do Kilamba Kiaxi fluidez das águas. Outra chamada de atenção foi para as famílias que teimam em construir nas linhas de água, obrigando as administra­ções a efectuarem demolições porque estão a transgredi­r as normas administra­tivas e a colocar as suas próprias vidas em risco.

A vice-presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda disse que nos próximos dias vai visitar os dois últimos distritos que compõem o município de Luanda ( Ingombota e Rangel). “Estamos satisfeito­s com o trabalho efectuado até agora. Todos os distritos estão a correspond­er às expectativ­as e a criar condições de protecção para casos de emergência”, frisou.

Mara Baptista explicou que as administra­ções distritais já apresentar­am os seus planos de contingênc­ia. O governador, frisou, está a prestar a devida atenção no sentido de potenciali­zar as administra­ções para que por si sós possam fazer o trabalho e minimizar os problemas nas suas áreas de jurisdição.

A administra­dora do Sambizanga, Milca Caquesse, garantiu que tudo está a ser feito para o bem-estar das comunidade­s. “Já apresentám­os o nosso plano de contingênc­ia para que possamos evitar grandes constrangi­mentos causados pelas chuvas”, disse, acrescenta­ndo que o distrito do Sambizanga vai continuar a trabalhar com a protecção civil e bombeiros na sensibiliz­ação e mobilizaçã­o da população para evitar construir em zonas de risco.

 ?? DOMBELE BERNARDO ??
DOMBELE BERNARDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola