Jornal de Angola

Duterte pede desculpa a Obama

-

O Presidente mal educado das Filipinas, Rodrigo Duterte, lamentou ontem os comentário­s ofensivos que dirigiu ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que levaram ao cancelamen­to de um encontro entre os dois, no Laos. “Lamentamos que os comentário­s tenham sido entendidos como um ataque pessoal ao Presidente dos Estados Unidos”, disse Duterte em comunicado divulgado ontem, durante a cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na capital do Laos. O Presidente filipino disse também sentir um profundo apreço e afinidade por Obama e afirmou que espera limar as arestas com os Estados Unidos.

“A nossa intenção principal é traçar uma política exterior independen­te ao mesmo tempo que promovemos laços mais estreitos com todas as nações, especialme­nte os Estados Unidos, com quem temos uma relação duradoura”, afirmou Duterte.

As declaraçõe­s do Chefe de Estado das Filipinas acontecem depois de ter lançado insultos contra Obama, antes de partir para o Laos, reagindo a críticas que o líder norte-americano fez à sua campanha antidroga, que já causou a morte de milhares de pessoas.“Deve ser respeitoso, não me faça perguntas. Filho da p..., vou insultá-lo nesse fórum”, afirmou sobre Obama.“Já não somos uma colónia dos Estados Unidos. Quem é este homem? O meu único dono é o povo filipino”, acrescento­u.

Duterte já foi várias vezes criticado por esta campanha, iniciada nas Filipinas a 1 de Julho. A 31 de Agosto, 299 pessoas tinham morrido em operações policiais e outras 1.507 em execuções extrajudic­iais.

O cancelamen­to daquele que seria o primeiro encontro entre Obama e Duterte representa um significat­ivo revés nas relações diplomátic­as entre os dois países, que apesar de historicam­ente aliados têm visto os seus laços deteriorar­em-se desde que o novo Presidente foi eleito em Junho último. Língua viperina de Rodrigo Duterte arranjou um inimigo de estimação de peso

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola