Du­ter­te pe­de des­cul­pa a Oba­ma

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Pre­si­den­te mal edu­ca­do das Filipinas, Ro­dri­go Du­ter­te, la­men­tou on­tem os co­men­tá­ri­os ofen­si­vos que di­ri­giu ao seu ho­mó­lo­go nor­te-ame­ri­ca­no, Ba­rack Oba­ma, que le­va­ram ao can­ce­la­men­to de um en­con­tro en­tre os dois, no La­os. “La­men­ta­mos que os co­men­tá­ri­os te­nham si­do en­ten­di­dos co­mo um ata­que pes­so­al ao Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos”, dis­se Du­ter­te em co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do on­tem, du­ran­te a ci­mei­ra da As­so­ci­a­ção das Na­ções do Su­des­te Asiá­ti­co (ASEAN), na ca­pi­tal do La­os. O Pre­si­den­te fi­li­pi­no dis­se tam­bém sen­tir um pro­fun­do apre­ço e afi­ni­da­de por Oba­ma e afir­mou que es­pe­ra li­mar as ares­tas com os Es­ta­dos Uni­dos.

“A nos­sa in­ten­ção prin­ci­pal é tra­çar uma po­lí­ti­ca ex­te­ri­or in­de­pen­den­te ao mes­mo tem­po que pro­mo­ve­mos la­ços mais es­trei­tos com to­das as na­ções, es­pe­ci­al­men­te os Es­ta­dos Uni­dos, com quem te­mos uma re­la­ção du­ra­dou­ra”, afir­mou Du­ter­te.

As de­cla­ra­ções do Che­fe de Es­ta­do das Filipinas acon­te­cem de­pois de ter lan­ça­do in­sul­tos con­tra Oba­ma, an­tes de par­tir pa­ra o La­os, re­a­gin­do a crí­ti­cas que o lí­der nor­te-ame­ri­ca­no fez à sua cam­pa­nha an­ti­dro­ga, que já cau­sou a mor­te de mi­lha­res de pes­so­as.“De­ve ser res­pei­to­so, não me fa­ça per­gun­tas. Fi­lho da p..., vou in­sul­tá-lo nes­se fó­rum”, afir­mou so­bre Oba­ma.“Já não so­mos uma co­ló­nia dos Es­ta­dos Uni­dos. Quem é es­te ho­mem? O meu úni­co do­no é o po­vo fi­li­pi­no”, acres­cen­tou.

Du­ter­te já foi vá­ri­as ve­zes cri­ti­ca­do por es­ta cam­pa­nha, ini­ci­a­da nas Filipinas a 1 de Ju­lho. A 31 de Agos­to, 299 pes­so­as ti­nham mor­ri­do em ope­ra­ções po­li­ci­ais e ou­tras 1.507 em exe­cu­ções ex­tra­ju­di­ci­ais.

O can­ce­la­men­to da­que­le que se­ria o pri­mei­ro en­con­tro en­tre Oba­ma e Du­ter­te re­pre­sen­ta um sig­ni­fi­ca­ti­vo re­vés nas re­la­ções di­plo­má­ti­cas en­tre os dois paí­ses, que ape­sar de his­to­ri­ca­men­te ali­a­dos têm vis­to os seus la­ços de­te­ri­o­ra­rem-se des­de que o no­vo Pre­si­den­te foi elei­to em Ju­nho úl­ti­mo. Lín­gua vi­pe­ri­na de Ro­dri­go Du­ter­te ar­ran­jou um ini­mi­go de es­ti­ma­ção de pe­so

AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.