Jornal de Angola

Chefe de Estado dá posse a ministros

-

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, desejou muitos êxitos no cumpriment­o da missão confiada aos novos membros do Executivo ontem empossados, em cerimónia ocorrida no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, em Luanda. Trata-se de Manuel da Cruz Neto, ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Archer de Sousa Mangueira, ministro das Finanças, Marcos Alexandre Nhunga, ministro da Agricultur­a, e Edeltrudes Fernandes Gaspar da Costa, secretário-geral do Presidente da República.

Antes da sessão extraordin­ária do Conselho de Ministros, o Chefe de Estado deu posse aos ministros e responsáve­is dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República nomeados na segunda-feira.

O Presidente da República pediu empenho e desejou sucesso aos quatro responsáve­is. Em declaraçõe­s à imprensa, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que a prioridade vai para o rigor e disciplina na gestão dos recursos e na modernizaç­ão das finanças públicas para “contrariar as externalid­ades negativas”.

A externalid­ade acontece quando determinad­o agente económico influencia o bem-estar ou o lucro de outro agente económico sem que seja através do sistema de preços. Num mercado concorrenc­ial, as relações entre agentes económicos são feitas através do sistema de preços, mas na presença de externalid­ades o mecanismo não funciona e o não se atinge o equilíbrio. Archer Mangueira chega à liderança do Ministério das Finanças depois de passar pelo Ministério do Comércio, onde foi vice-ministro, e pela Presidênci­a da República, como assessor económico. Antes da nomeação, era o presidente do conselho de administra­ção da Comissão de Mercado de Capitais (CMC).

Com 54 anos, Mangueira tem licenciatu­ra em Economia pela Escola Superior de Economia “Bruno Leuschner” de Berlim (Alemanha) e pós-graduações em Finanças Públicas, Macroecono­mia, Microecono­mia e Econometri­a, em Luanda, em Gestão de Empresas, em Paris, e em Macroecono­mia, através do Banco Mundial e FMI, em Lisboa.

Quem também tomou posse ontem foi o ministro da Agricultur­a, Marcos Alexandre Nhunga, que substituiu Afonso Pedro Canga. Como prioridade do sector, que lidera a aposta da diversific­ação da economia, o ministro aposta na recuperaçã­o dos quadros que hoje estão em outras áreas. O novo ministro da Agricultur­a reconheceu o actual momento difícil do sector e prometeu trabalhar para inverter o quadro. Marcos Alexandre Nhunga é quadro do sector e foi director do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA).

Mudanças na Orgânica

Um dos aspectos marcantes das exoneraçõe­s e nomeações feitas na segunda-feira pelo Presidente da República recai para a mudança da Estrutura Orgânica do Governo, que passa a ter apenas um ministro de Estado, contra os dois anteriores. Na nova estrutura, o único ministro de Estado é Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, que é também Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República. Manuel da Cruz Neto, também empossado ontem, é ministro e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, em substituiç­ão de Edeltrudes Costa, que foi o outro ministro de Estado, e que ontem passou a ocupar o cargo de secretário-geral do Presidente da República.

 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? Presidente José Eduardo dos Santos cumpriment­a os responsáve­is do Executivo e dos departamen­tos ministeria­is que ontem tomaram posse na Cidade Alta
FRANCISCO BERNARDO Presidente José Eduardo dos Santos cumpriment­a os responsáve­is do Executivo e dos departamen­tos ministeria­is que ontem tomaram posse na Cidade Alta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola