Jornal de Angola

Reclusos militares e polícias são restituído­s à liberdade

- LINO VIEIRA | Luena

O Tribunal Militar Leste restituiu à liberdade 71 reclusos das Forças Armadas Angolanas (FAA) nas províncias do Moxico, Lundas Sul e Norte, no âmbito da Lei da Amnistia.

O presidente do Tribunal Militar Leste, coronel Domingos Luís Neto, esclareceu que a amnistia abrange todos os crimes militares, salvo os dolosos cometidos com violência que resultaram em morte, previstos no nº 3 do artigo 18º e no nº 3 do artigo 19º, ambos da Lei nº 4/94, de 28 de Janeiro Lei dos Crimes Militares.

A vice-governador­a para a Esfera Económica, Maria Germana Antónia, aconselhou os cidadãos que beneficiar­am da amnistia no sentido de não voltarem a cometer crimes, porque o país precisa de jovens disciplina­dos, para contribuír­em para o desenvolvi­mento económico de Angola.

Maria Germana Antónia lembrou que o país tem rumo e que cada cidadão abrangido por esta lei deve encarar este gesto com realismo e caminhar com sentido de responsabi­lidade.

Nicolau Alberto de 37 anos, um dos cidadãos abrangidos, agradeceu a iniciativa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo facto de mostrar mais uma vez o seu lado humanista, que permitiu o regresso de vários cidadãos ao convívio familiar.

Na semana passada, a comarca militar da Terceira Divisão de Infantaria da Região Militar Leste libertou 15 militares e agentes da Polícia Nacional, no cumpriment­o da lei da amnistia aprovada pela Assembleia Nacional.

Depois de assinar o documento de soltura, o cidadão Antunes João, com a patente de tenente das Forças Armadas Angolanas, elogiou a iniciativa do Presidente da República, por ter dado mais “um voto de confiança” a essas pessoas. De acordo com o comandante da erceira Divisão de Infantaria da Região Militar Leste , António Soares, actos do género representa­m gestos de solidaried­ade, irmandade e de humanismo por parte do titular do Poder Executivo.

O comandante aconselhou os beneficiár­ios a pautarem por uma conduta responsáve­l e exemplar a fim de contribuír­em para o resgate dos princípios, valores éticos e morais na sociedade. Em todo o país, vários militares e polícias presos por crimes militares estão a ser postos em liberdade, no cumpriment­o da lei da amnistia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola