Co­o­pe­ra­ção é mais ac­ti­va

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O em­bai­xa­dor ces­san­te de Is­ra­el em An­go­la, Rapha­el Sin­ger, afir­mou on­tem que a co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses cres­ceu bas­tan­te nos úl­ti­mos três anos, prin­ci­pal­men­te nas áre­as da agri­cul­tu­ra, te­le­co­mu­ni­ca­ções, edu­ca­ção, saú­de e nas re­la­ções en­tre em­pre­sá­ri­os.

Rapha­el Sin­ger, que foi on­tem des­pe­dir-se do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, agra­de­ceu o apoio e ga­ran­tiu a par­ti­ci­pa­ção de mais em­pre­sas is­ra­e­li­tas em pro­jec­tos li­ga­dos a vá­ri­os sec­to­res da eco­no­mia na­ci­o­nal.

O em­bai­xa­dor is­ra­e­li­ta afir­mou que o seu país vai con­ti­nu­ar a apoi­ar pro­jec­tos em An­go­la e lem­brou o fi­nan­ci­a­men­to a vá­ri­as ini­ci­a­ti­vas de gran­de im­pac­to, co­mo o pro­jec­to Al­deia No­va, no Wa­ku Cun­go, su­por­ta­do atra­vés de uma li­nha de cré­di­to já exis­ten­te. O ob­jec­ti­vo, se­gun­do o di­plo­ma­ta, é en­con­trar no­vos pro­jec­tos no país e no con­ti­nen­te afri­ca­no, que é ho­je uma pri­o­ri­da­de na po­lí­ti­ca ex­ter­na de Is­ra­el.

Rapha­el Sin­ger, que vai cum­prir uma no­va mis­são no Pe­ru, dis­se ter abor­da­do com o Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos as­sun­tos li­ga­dos à po­lí­ti­ca re­gi­o­nal e glo­bal, par­ti­cu­lar­men­te so­bre a si­tu­a­ção no Mé­dio Ori­en­te e so­bre o diá­lo­go ocor­ri­do en­tre os dois paí­ses du­ran­te a pre­si­dên­cia de An­go­la no Con­se­lho de Se­gu­ran­ça. Na vés­pe­ra, o di­plo­ma­ta já se ti­nha des­pe­di­do do mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Chi­ko­ti, com quem ava­li­ou pro­jec­tos re­a­li­za­dos nos úl­ti­mos três anos. O em­bai­xa­dor afir­mou que hou­ve um au­men­to da par­ce­ria a ní­vel de pro­jec­tos agrí­co­las.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO

Rapha­el Sin­ger par­te pa­ra o Pe­ru

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.