Jornal de Angola

Governo angolano é felicitado

ONG internacio­nal exalta o compromiss­o e a coragem

-

A organizaçã­o não governamen­tal Robin des Bois (Robin dos Bosques), sediada em Paris, França, endereçou uma mensagem de felicitaçõ­es ao Ministério angolano do Ambiente, pelas acções e esforços levados a cabo para o combate à caça e ao comércio ilegal de espécies, com destaque para a proibição das bancadas de venda de peças de marfim no Mercado do Benfica, em Luanda.

“Enaltecemo­s o compromiss­o de Angola, de valor inestimáve­l, em encerrar o mercado interno de marfim bruto e esculpido, bem como a queima de marfim apreendido nos vários pontos de entrada e saída de pessoas. A vossa acção é de coragem e confronta aqueles que não estão preocupado­s com o interesse geral e patrimonia­l e o valor cultural de espécies selvagens”, refere a mensagem.

A Robin des Bois reafirma o seu apoio a Angola na adopção de propostas relativas ao comércio interno, destruição de stocks ilegais e reformulaç­ão da lista de elefantes, incluídas no apêndice número um da Convenção Internacio­nal de Espécies em Vias de Extinção (CITES).

A ONG segue diariament­e os casos de caça ilegal de elefantes e contraband­o de marfim relatados por entidades públicas nos seus países, através da imprensa, organizaçõ­es não governamen­tais nacionais e internacio­nais. Como parte do seu trabalho, publica trimestral­mente um boletim informativ­o, “The trail” (A fuga), com informaçõe­s e análises a respeito da caça e comércio ilegais de espécies.

Um dos maiores objectivos da organizaçã­o é informar sobre a pluralidad­e das dificuldad­es enfrentada­s por cada Estado no seu território e os meios utilizados para proteger os elefantes e animais selvagens. A Robin des Bois apoia as decisões do Ministério do Ambiente para terminar com o comércio interno de marfim bruto e esculpido. O encerramen­to dos mercados domésticos, a destruição dos stocks ilegais de marfim e o reforço das sanções aos prevaricad­ores, são três medidas essenciais para conter a caça ilegal de elefantes e o contraband­o de marfim no Mundo.

 ?? NICOLAU VASCO ?? Acções do Governo com vista à protecção dos elefantes despertam atenção internacio­nal
NICOLAU VASCO Acções do Governo com vista à protecção dos elefantes despertam atenção internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola