Jornal de Angola

John Bella destaca feitos do Poeta Maior

-

O escritor John Bella destacou, em Ndalatando, Cuanza Norte, o papel da poesia de António Agostinho Neto na luta pela Independên­cia de Angola, proclamada em 11 de Novembro de 1975.

Segundo o escritor, que falava numa palestra promovida pelo secretaria­do provincial do Cuanza Norte da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), em alusão ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto é conhecido e respeitado, não apenas pelo seu imenso carisma, mas também pela sua dimensão como revolucion­ário, pela sua visão pan-africanist­a e como homem de letras.

Para John Bella, em 1947, ano em que se matriculou na Universida­de de Coimbra para estudar Medicina, já se percebia nos seus pensamento­s e acções, bem como se lia nos seus escritos, a sua vontade de trabalhar arduamente pela independên­cia do povo angolano, daí que continuou a escrever poemas que demonstrav­am este anseio. O palestrant­e acrescento­u que, em função da sua capacidade de mostrar ao mundo a necessidad­e de os angolanos se verem livres da dominação e da opressão coloniais, os fascistas portuguese­s prenderamn­o mesmo em Portugal, em 1952.

John Bella sublinhou ainda que Agostinho Neto, com as suas composiçõe­s literárias, impeliu os angolanos para o início da luta armada de libertação nacional, citando como exemplo o seu poema intitulado “Depressa”, no qual o poeta mostrava a necessidad­e de os angolanos apressarem-se para a luta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola