Mi­nis­té­rio des­co­nhe­ce ca­so da ginástica

Jornal de Angola - - DESPORTO - VIVALDO EDU­AR­DO e TE­RE­SA LUÍS |

O Mi­nis­té­rio da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos des­co­nhe­ce, for­mal­men­te, as pe­ri­pé­ci­as vi­vi­das pe­la Se­lec­ção Na­ci­o­nal de ginástica, re­la­ta­das ao Jor­nal de An­go­la e à An­gop pe­lo pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção (FAG), Auxílio Ja­cob. A Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas do Des­por­tos, por via do seu se­cre­tá­ri­o­ge­ral, Pau­lo Fer­rei­ra, con­fir­mou on­tem ao JA que o Ban­co de Pou­pan­ça e Cré­di­to ven­deu à FAG di­vi­sas no va­lor de 20 mil dó­la­res, du­ran­te a re­a­li­za­ção da pro­va.

A or­ga­ni­za­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no, que de­cor­reu na ci­da­de na­mi­bi­a­na de Wal­vis Bay, re­ti­rar ale­ga­da­men­te os atle­tas an­go­la­nos do ho­tel em que es­ta­vam hos­pe­da­dos, por fal­ta de pa­ga­men­to da ta­xa anu­al de cer­ca de 6 mil dó­la­res. A in­for­ma­ção foi da­da ao nos­so jor­nal pe­lo pre­si­den­te da FAG, que ga­ran­tiu que o com­pro­mis­so fi­nan­cei­ro é da res­pon­sa­bi­li­da­de do Min­jud.

Ao fa­zer o ba­lan­ço da par­ti­ci­pa­ção do país na pro­va, o di­ri­gen­te fe­de­ra­ti­vo de­sa­ba­fou à im­pren­sa: "é tris­te re­ce­ber­mos os cer­ti­fi­ca­dos e a ho­mo­lo­ga­ção dos re­sul­ta­dos, mas não re­ce­ber­mos os mei­os. A par­ti­ci­pa­ção de An­go­la foi to­da pa­tro­ci­na­da pe­la Uni­tel. A úni­ca res­pon­sa­bi­li­da­de do es­ta­do era o pa­ga­men­to da ta­xa de par­ti­ci­pa­ção, cu­jo do­cu­men­to fi­ze­mos che­gar ao Mi­nis­té­rio em No­vem­bro do ano pas­sa­do.”

An­tó­nio Go­mes, di­rec­tor Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas do Des­por­to, rei­te­rou que a ní­vel ins­ti­tu­ci­o­nal não hou­ve qual­quer no­ti­fi­ca­ção às au­to­ri­da­des so­bre os ale­ga­dos pro­ble­mas. Após to­mar co­nhe­ci­men­to do pos­sí­vel agra­va­men­to de mul­tas e re­ten­ção das me­da­lhas, pe­la Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, a DNPD vai no­ti­fi­car a Fe­de­ra­ção a apre­sen­tar tão bre­ve quan­to pos­sí­vel a do­cu­men­ta­ção cor­res­pon­den­te, pa­ra en­tão agir em con­for­mi­da­de.

“A se­lec­ção saiu do país au­to­ri­za­da pe­lo Min­jud, pa­ra dis­pu­tar o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no na Na­mí­bia. Já no pal­co da pro­va, nos co­lo­ca­ram pre­o­cu­pa­ções re­la­ci­o­na­das com o pa­ga­men­to da quo­ta anu­al à Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal. Re­al­ço que o pa­ga­men­to da quo­ta não é res­pon­sa­bi­li­da­de do Mi­nis­té­rio, mas sim da pró­pria Fe­de­ra­ção. En­tre­tan­to, há con­fir­ma­ção da dis­po­ni­bi­li­za­ção de 20 mil dó­la­res, com o pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção a acom­pa­nhar to­do o pro­ces­so. Fi­ca­ram pen­den­tes 4 mil dó­la­res, fa­ce às di­fi­cul­da­des cam­bi­ais que to­dos co­nhe­ce­mos. Mas es­ta­mos a apoi­ar a Fe­de­ra­ção pa­ra con­se­guir o va­lor re­ma­nes­cen­te, com o en­vol­vi­men­to pes­so­al do se­cre­tá­rio-ge­ral do Mi­nis­té­rio”, ex­pli­cou An­tó­nio Go­mes.

O di­rec­tor Na­ci­o­nal es­cla­re­ceu ain­da que o pa­ga­men­to da ta­xa, “no nos­so en­ten­di­men­to, de­ve­ria es­tar re­sol­vi­do, ten­do em con­ta a ver­ba dis­po­ni­bi­li­za­da pe­lo Min­jud. Fi­ze­mos uma co­mu­ni­ca­ção for­mal à Fe­de­ra­ção, so­li­ci­tan­do to­da a tra­mi­ta­ção re­a­li­za­da com a fe­de­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal, re­la­ci­o­na­da com es­te as­sun­to. Tem ha­vi­do da par­te do Mi­nis­té­rio a mai­or co­la­bo­ra­ção pos­sí­vel, no sen­ti­do de au­xi­li­ar as fe­de­ra­ções na com­pra de di­vi­sas, por­que to­dos co­nhe­ce­mos os con­di­ci­o­na­lis­mos que exis­tem.”

A fi­na­li­zar, ex­pli­cou que os 24 mil dó­la­res fo­ram o mon­tan­te to­tal so­li­ci­ta­do pe­la fe­de­ra­ção, pa­ra co­brir as des­pe­sas re­la­ci­o­na­das com o cam­pe­o­na­to. “Es­te va­lor não tem qual­quer re­la­ção com o pa­tro­cí­nio que a Fe­de­ra­ção re­ce­beu da Uni­tel. Os pa­tro­cí­ni­os ser­vem, pre­ci­sa­men­te, pa­ra com­ple­men­tar os es­for­ços da Fe­de­ra­ção”, con­cluiu.

JO­SÉ SO­A­RES

Con­se­lho con­sul­ti­vo alar­ga­do abor­dou en­tre vá­ri­os te­mas o re­la­ci­o­na­men­to da ins­ti­tui­ção com as as­so­ci­a­ções des­por­ti­vas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.