Jornal de Angola

Chile condecora empresário angolano

- NILZA MASSANGO |

O empresário e cônsul honorário do Chile em Angola, Francisco Simão Júnior, foi ontem condecorad­o com o grau de comendador pelo Governo chileno, em cerimónia que contou com a presença do governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, e da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Segundo o embaixador do Chile, Carlos Parker, Francisco Simão Júnior recebeu a condecoraç­ão de comendador em reconhecim­ento do trabalho feito até agora junto do Governo chileno em prol das boas relações de cooperação com Angola.

“Com Angola temos um desafio: diversific­ar a economia. O Chile é também uma potência mineira e, por isso, estamos a estudar em que segmento cooperar nesta matéria”, sublinhou Carlos Parker, acrescenta­ndo que a condecoraç­ão com a ordem de mérito de Comendador “foi bem merecida”, pois o cônsul honorário Francisco Simão Júnior jogou um papel fundamenta­l naquilo que é a cooperação entre Angola e o Chile.

O embaixador do Chile reconheceu haver ainda muito por fazer entre os dois países em matéria de cooperação. Anunciou que está em elaboração um plano de trabalho que contempla investimen­to chileno em Angola e o reforço da cooperação numa lógica sul-sul, numa altura em que existe um programa a nível do ensino que permitiu que 20 jovens angolanos estejam a estudar no Chile. O programa abrange também a África do Sul e Moçambique.

A parceria no domínio do ensino deve estender-se também à Sonangol. No plano da cooperação, o diplomata referiu que o objectivo é alargar a cooperação a nível da produção de materiais para a indústria, um domínio em que aquele país da América do Sul é potência de peso.

O cônsul honorário Francisco Simão lembrou que o reconhecim­ento a si atribuído aumenta a sua responsabi­lidade, num momento crucial em que o país precisa de rigor, dinamismo e soluções para os programas gizados pelo Executivo para satisfazer as necessidad­es da população.

O agora Comendador disse que tem privilegia­do, enquanto empresário, as áreas da formação, com bolsas de estudo para sectores nucleares como agricultur­a, pescas, minas e agro-indústria, nos quais se pretende buscar vantagens comparativ­as com o Chile. Comendador é o nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoraç­ão honorífica de ordem militar, política ou eclesiásti­ca Alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola