Jornal de Angola

Crédito é aberto aos professore­s

Crédito para consumo e compra de automóvel e de habitações

- MADALENA JOSÉ |

O Banco Sol e o Cofre de Previdênci­a dos Professore­s assinaram um protocolo para concessão de crédito a docentes.

O Banco Sol e o Cofre de Previdênci­a dos Professore­s (CPP) assinaram, terça-feira, em Luanda, um protocolo para concessão de crédito a professore­s em montantes de até 2,5 mil milhões de kwanzas, o equivalent­e a 15 milhões de dólares.

O protocolo, segundo o presidente da direcção do CPP, Miguel Flávio Bondo, visa dignificar o professor angolano que, em 2014, se organizou numa associação mutualista, unindo-se aos esforços do Executivo para minorar as inquietaçõ­es sociais à classe.

Miguel Flávio Bondo referiu que o acordo vai servir também para manter diálogos constantes, ao mesmo tempo que vai ter uma incidência real e efectiva na transforma­ção da vida dos professore­s e das suas famílias.

O protocolo entrou já em vigor, na terça-feira, e está direcciona­do para o crédito de habitação, automóvel e de consumo. O crédito apresenta limites de concessão, estabeleci­dos em sete milhões de kwanzas para o de consumo, 15 milhões de kwanzas para o automóvel e 50 milhões para o de habitação.

O período de reembolso dos créditos obedece os prazos de quatro anos, para o de consumo, cinco para o automóvel e 30 anos para o de habitação. O presidente do Conselho de Administra­ção do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, reconhece o sector da Educação por desempenha­r um papel importante na qualificaç­ão, formação e diferencia­ção técnico-científica dos recursos humanos, que são os agentes de mudança.

Coutinho Nobre Miguel disse que o acordo vai contribuir para a melhoria de vida daqueles que têm a responsabi­lidade de formar o homem. “A construção de uma sociedade equitativa e inclusiva requer o desenvolvi­mento do capital humano como elemento fundamenta­l para todas as mudanças”, disse.

O contrato é um instrument­o de incidência económica, social e financeira, renovável automatica­mente desde que nenhuma das partes manifeste o contrário. Os professore­s vão ter acesso aos recursos do crédito bancário que já tiveram antes, mas, a partir da assinatura, não vão precisar de avalista.A CPP vai assumir o papel de garantia aos associados, para desenvolve­r iniciativa­s empreended­oras e contribuir para o desenvolvi­mento das famílias e da sociedade.

Assinaram o contrato pelo Banco Sol, o presidente do Conselho de Administra­ção e a administra­dora executiva, Carla Van-Dúnem, e o presidente da direcção do CPP.

 ?? MEQUIAS MACHAGONGO ?? Miguel Flávio Bondo e Coutinho Nobre Miguel assinaram o protocolo para a concessão a professore­s de crédito automóvel e de habitação
MEQUIAS MACHAGONGO Miguel Flávio Bondo e Coutinho Nobre Miguel assinaram o protocolo para a concessão a professore­s de crédito automóvel e de habitação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola