Jornal de Angola

Gabinete de trabalho de Neto no Memorial

- NILZA MASSANGO |

A Fundação Sagrada Esperança doou ontem ao Museu do Memorial Dr. António Agostinho Neto o mobiliário do gabinete de trabalho do primeiro Presidente de Angola, numa cerimónia que contou com a presença do vice-presidente do MPLA, João Lourenço, e da viúva de Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto.

O espólio histórico doado ao Museu do Memorial fez parte do gabinete de trabalho de Agostinho Neto na Sede Nacional do MPLA e é constituíd­o por peças do seu escritório oficial, da sala de espera e de reuniões. O Museu recebeu, entre outras peças, uma mesa de madeira com tampo em vidro, uma armário de arquivo, uma cadeira executiva com rodas, uma bandeira do partido, cestos de lixo, peças de artesanato africano e chinês, portaesfer­ográficas e seu conteúdo, um prémio da TPA, uma televisão de marca ITT e um rádio AIWA.

O conjunto de peças de mobiliário, segundo a descrição da placa de doação, é em madeira pau-rosa com folha de wengué, e fabricado na altura pela empresa Impromove, por encomenda da direcção do partido, antes da inauguraçã­o do edifício sede do MPLA. A mobília foi montada nos meses de Novembro e Dezembro de 1977 para a inauguraçã­o a 4 de Fevereiro de 1978.

O administra­dor para a área social da Fundação Sagrada Esperança, Pedro Petterson, referiu que o gesto é uma forma de contribuir para a perpetuida­de da memória e dos ensinament­os de Agostinho Neto e que o espólio representa uma grande dimensão política, cultural e social. Os jovens são chamados a visitar o Memorial de Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola