Ga­bi­ne­te de tra­ba­lho de Neto no Me­mo­ri­al

Jornal de Angola - - DESPORTO - NILZA MAS­SAN­GO |

A Fun­da­ção Sa­gra­da Esperança do­ou on­tem ao Mu­seu do Me­mo­ri­al Dr. An­tó­nio Agos­ti­nho Neto o mo­bi­liá­rio do ga­bi­ne­te de tra­ba­lho do pri­mei­ro Pre­si­den­te de Angola, nu­ma ce­ri­mó­nia que con­tou com a pre­sen­ça do vi­ce-pre­si­den­te do MPLA, João Lourenço, e da viú­va de Agos­ti­nho Neto, Ma­ria Eu­gé­nia Neto.

O es­pó­lio his­tó­ri­co do­a­do ao Mu­seu do Me­mo­ri­al fez par­te do ga­bi­ne­te de tra­ba­lho de Agos­ti­nho Neto na Se­de Na­ci­o­nal do MPLA e é cons­ti­tuí­do por pe­ças do seu es­cri­tó­rio ofi­ci­al, da sa­la de es­pe­ra e de reu­niões. O Mu­seu re­ce­beu, en­tre ou­tras pe­ças, uma me­sa de ma­dei­ra com tam­po em vi­dro, uma ar­má­rio de ar­qui­vo, uma ca­dei­ra exe­cu­ti­va com ro­das, uma ban­dei­ra do par­ti­do, ces­tos de li­xo, pe­ças de ar­te­sa­na­to afri­ca­no e chi­nês, por­ta­es­fe­ro­grá­fi­cas e seu con­teú­do, um pré­mio da TPA, uma te­le­vi­são de mar­ca ITT e um rádio AIWA.

O con­jun­to de pe­ças de mo­bi­liá­rio, se­gun­do a des­cri­ção da pla­ca de do­a­ção, é em ma­dei­ra pau-ro­sa com fo­lha de wen­gué, e fa­bri­ca­do na al­tu­ra pe­la em­pre­sa Im­pro­mo­ve, por en­co­men­da da di­rec­ção do par­ti­do, an­tes da inau­gu­ra­ção do edi­fí­cio se­de do MPLA. A mo­bí­lia foi mon­ta­da nos me­ses de No­vem­bro e De­zem­bro de 1977 pa­ra a inau­gu­ra­ção a 4 de Fe­ve­rei­ro de 1978.

O ad­mi­nis­tra­dor pa­ra a área so­ci­al da Fun­da­ção Sa­gra­da Esperança, Pedro Pet­ter­son, re­fe­riu que o ges­to é uma for­ma de con­tri­buir pa­ra a per­pe­tui­da­de da me­mó­ria e dos en­si­na­men­tos de Agos­ti­nho Neto e que o es­pó­lio re­pre­sen­ta uma gran­de di­men­são po­lí­ti­ca, cultural e so­ci­al. Os jo­vens são cha­ma­dos a visitar o Me­mo­ri­al de Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.