Jornal de Angola

Jean Ping contesta em Tribunal

-

A oposição gabonesa acabou por recorrer ao Tribunal Constituci­onal para contestar os resultados das eleições presidenci­ais de 27 de Agosto. A oposição manteve até à data limite, quinta-feira, o suspense se formalizar­ia ou não o recurso junto de um órgão no qual não acredita. O Tribunal Constituci­onal tem 15 dias para decidir sobre os resultados eleitorais.

O candidato derrotado nas mais recentes eleições presidenci­ais do Gabão, Jean Ping, apresentou, quinta-feira, um recurso no Tribunal Constituci­onal do Gabão para contestar os resultados da votação de 27 de Agosto, vencida pelo presidente cessante, Ali Bongo Ondimba, refere um comunicado divulgado, ontem, pela sua equipa de campanha.

“Jean Ping apresentou no Tribunal Constituci­onal um pedido de revogação (...) dos resultados das presidenci­ais de 27 de Agosto de 2016 na província de Alto Oogoué”, reduto familiar dos Bongo, que permitiu - segundo os resultados oficiais - a vitória do presidente cessante”, é referido no documento.

A acção, prossegue o comunicado da equipa de Jean Ping, tem por objectivo “a recontagem dos votos nesta província, assembleia por assembleia de votos, através da confrontaç­ão dos relatórios recebidos pela Cenap (Comissão Eleitoral Nacional) e por todas as partes.”

“Solicitámo­s ao tribunal para constatar que houve graves anomalias”, declarou à imprensa um dos advogados de Jean Ping.

“Temos 174 relatórios (do Alto Oogoué). Após a compilação dos dados, demos conta que em todos os casos Ali Bongo não pode ter ganho estas eleições”, acrescento­u o advogado Jean-Rémy Batsantsa.

O porta-voz do Governo gabonês indicou, na quinta-feira, que o Presidente Ali Bongo Ondimba vai igualmente depositar um recurso, porque “existem anomalias muito fortes” nos resultados a favor do candidato derrotado, Jean Ping.

No mesmo dia, o ministro gabonês dos Negócios Estrangeir­os anunciou, em Libreville, um adiamento "sem data por razões de calendário" da missão da União Africana destinada a mediar a crise póseleitor­al no Gabão, onde o presidente cessante, Ali Bongo Ondimba, e o rival, Jean Ping, reivindica­m vitória, noticiou a agência de notícias France Press. A União Africana anunciara, segunda-feira, que estava preparada para enviar uma delegação de Chefes de Estado ao Gabão, onde o anúncio da reeleição de Ali Bongo provocou uma onda de violência e a detenção de várias centenas de pessoas.

“Não há perigo em vista da situação de segurança ou humanitári­a explosiva que justifica uma intervençã­o musculada da comunidade internacio­nal”, referiu o ministro gabonês. A “missão de bons ofícios” da União Africana era aguardada, ontem, no Gabão. para os apelos à calma e para solicitar aos actores da crise “a respeitare­m as vias legais, regulament­ares e constituci­onais para à saída crise” pós eleitoral.

 ?? AFP ?? Candidato derrotado Jean Ping apresentou recurso ao Tribunal Constituci­onal gabonês
AFP Candidato derrotado Jean Ping apresentou recurso ao Tribunal Constituci­onal gabonês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola