Jornal de Angola

Parlamento é modelo para a RCA

- ADELINA INÁCIO|

O Parlamento centro-africano, criado recentemen­te na sequência das últimas eleições gerais e do processo de reconcilia­ção nacional, quer seguir o modelo de funcioname­nto das comissões especializ­adas da Assembleia Nacional. O desejo foi manifestad­o ontem pela deputada Michelle Sanze, no final da visita de trabalho de quatro dias ao país, que teve como objectivo trocar experiênci­as e agradecer ao Estado angolano pelo apoio prestado para a estabiliza­ção da República Centro Africana (RCA), depois de uma guerra atroz.

O Parlamento centro-africano, criado recentemen­te na sequência das últimas eleições gerais e do processo de reconcilia­ção nacional, quer seguir o modelo de funcioname­nto das comissões especializ­adas da Assembleia Nacional.

O desejo foi manifestad­o ontem, em Luanda, pela deputada Michelle Sanze, no final da visita de trabalho de quatro dias, que teve como objectivo trocar experiênci­as e agradecer ao Governo de Angola pelo apoio prestado para a estabiliza­ção do país, depois de vários meses de conflito armado que culminou com milhares de mortes e interrupçã­o do normal funcioname­nto das instituiçõ­es.

No final de um encontro com os grupos nacionais de acompanham­ento às organizaçõ­es regionais e parlamento­s africanos, Michelle Sanze destacou o facto de as comissões de trabalho na Assembleia Nacional estarem representa­das por todos os partidos políticos. "É uma grande experiênci­a que vamos levar para a República Centro Africana", disse, afirmando que no seu país ainda estão por criar os grupos de acompanham­ento às organizaçõ­es, como no Parlamento angolano. Outra deputada que valoriza a visita a Angola é Rachel Mbaikand, que sublinhou a experiênci­a de Angola ultrapassa­r o conflito armado, encetar a reconcilia­ção nacional, a manutenção da paz e da estabilida­de. “As lições apreendida­s vão ser transmitid­as aos nossos deputados e vamos explicar à nossa população como Angola fez para sair da crise e garantir a estabilida­de política e o aprofundam­ento da democracia”, garantiu. O presidente do grupo de acompanham­ento do Parlamento angolano às organizaçõ­es regionais, Pedro Sebastião, explicou à parte centro-africana o trabalho das organizaçõ­es parlamenta­res regionais e do grupo de acompanham­ento aos parlamento­s de África.

O grupo integra as delegações do fórum parlamenta­r para a SADC e o da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos e o Grupo Nacional do Fórum Parlamenta­r da Comissão Económica da África Central. Nas diferentes organizaçõ­es, Angola procura, sempre, destacar a proporcion­alidade das mulheres no Parlamento. “O que assistimos no fórum parlamenta­r, que pretende evoluir para um Parlamento Regional, também se verifica na SADC, que está a trabalhar para facilitar a integração dos partidos políticos da região", disse.

O vice-presidente do grupo de acompanham­ento aos parlamento­s africanos, Roberto Leal Monteiro, sublinhou a composição do grupo que tem a responsabi­lidade de acompanhar todas as actividade­s dos parlamento­s de África. A comissão integra parlamenta­res do MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e a representa­ção FNLA.

A delegação parlamenta­r da República Centro Africana foi chefiada pelo seu presidente, Karim Abdou Meckassoua, que apresentou, quinta-feira, ao Chefe de Estado angolano uma mensagem de agradecime­nto do povo e dos deputados do seu país pelo apoio de Angola à estabilida­de da RCA e da região. Depois do encontro com o Presidente da República, as delegações parlamenta­res de Angola e da República Centro Africana mantiveram conversaçõ­es oficiais. As partes foram chefiadas pelos presidente­s dos dois parlamento­s, Fernando da Piedade Dias dos Santos e Karim Meckassoua.

 ?? SANTOS PEDRO ?? Deputadas da República Centro Africana colheram experiênci­as dos colegas angolanos
SANTOS PEDRO Deputadas da República Centro Africana colheram experiênci­as dos colegas angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola