Par­la­men­to é mo­de­lo pa­ra a RCA

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁCIO|

O Par­la­men­to cen­tro-afri­ca­no, cri­a­do re­cen­te­men­te na sequên­cia das úl­ti­mas elei­ções ge­rais e do pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, quer se­guir o mo­de­lo de fun­ci­o­na­men­to das comissões es­pe­ci­a­li­za­das da As­sem­bleia Na­ci­o­nal. O de­se­jo foi ma­ni­fes­ta­do on­tem pe­la de­pu­ta­da Mi­chel­le San­ze, no fi­nal da vi­si­ta de tra­ba­lho de qua­tro di­as ao país, que te­ve co­mo ob­jec­ti­vo tro­car ex­pe­ri­ên­ci­as e agra­de­cer ao Es­ta­do an­go­la­no pe­lo apoio pres­ta­do pa­ra a es­ta­bi­li­za­ção da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA), de­pois de uma guer­ra atroz.

O Par­la­men­to cen­tro-afri­ca­no, cri­a­do re­cen­te­men­te na sequên­cia das úl­ti­mas elei­ções ge­rais e do pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, quer se­guir o mo­de­lo de fun­ci­o­na­men­to das comissões es­pe­ci­a­li­za­das da As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

O de­se­jo foi ma­ni­fes­ta­do on­tem, em Lu­an­da, pe­la de­pu­ta­da Mi­chel­le San­ze, no fi­nal da vi­si­ta de tra­ba­lho de qua­tro di­as, que te­ve co­mo ob­jec­ti­vo tro­car ex­pe­ri­ên­ci­as e agra­de­cer ao Go­ver­no de Angola pe­lo apoio pres­ta­do pa­ra a es­ta­bi­li­za­ção do país, de­pois de vá­ri­os me­ses de con­fli­to ar­ma­do que cul­mi­nou com mi­lha­res de mor­tes e in­ter­rup­ção do nor­mal fun­ci­o­na­men­to das ins­ti­tui­ções.

No fi­nal de um en­con­tro com os gru­pos na­ci­o­nais de acom­pa­nha­men­to às or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais e par­la­men­tos afri­ca­nos, Mi­chel­le San­ze des­ta­cou o fac­to de as comissões de tra­ba­lho na As­sem­bleia Na­ci­o­nal es­ta­rem re­pre­sen­ta­das por to­dos os par­ti­dos po­lí­ti­cos. "É uma gran­de ex­pe­ri­ên­cia que va­mos le­var pa­ra a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na", dis­se, afir­man­do que no seu país ain­da es­tão por cri­ar os gru­pos de acom­pa­nha­men­to às or­ga­ni­za­ções, co­mo no Par­la­men­to an­go­la­no. Ou­tra de­pu­ta­da que va­lo­ri­za a vi­si­ta a Angola é Ra­chel Mbai­kand, que su­bli­nhou a ex­pe­ri­ên­cia de Angola ul­tra­pas­sar o con­fli­to ar­ma­do, en­ce­tar a re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, a ma­nu­ten­ção da paz e da es­ta­bi­li­da­de. “As li­ções apre­en­di­das vão ser trans­mi­ti­das aos nos­sos de­pu­ta­dos e va­mos ex­pli­car à nos­sa po­pu­la­ção co­mo Angola fez pa­ra sair da cri­se e ga­ran­tir a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e o apro­fun­da­men­to da de­mo­cra­cia”, ga­ran­tiu. O pre­si­den­te do gru­po de acom­pa­nha­men­to do Par­la­men­to an­go­la­no às or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais, Pe­dro Se­bas­tião, ex­pli­cou à par­te cen­tro-afri­ca­na o tra­ba­lho das or­ga­ni­za­ções par­la­men­ta­res re­gi­o­nais e do gru­po de acom­pa­nha­men­to aos par­la­men­tos de Áfri­ca.

O gru­po in­te­gra as de­le­ga­ções do fó­rum par­la­men­tar pa­ra a SADC e o da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal so­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos e o Gru­po Na­ci­o­nal do Fó­rum Par­la­men­tar da Co­mis­são Eco­nó­mi­ca da Áfri­ca Cen­tral. Nas di­fe­ren­tes or­ga­ni­za­ções, Angola pro­cu­ra, sem­pre, des­ta­car a pro­por­ci­o­na­li­da­de das mu­lhe­res no Par­la­men­to. “O que as­sis­ti­mos no fó­rum par­la­men­tar, que pre­ten­de evo­luir pa­ra um Par­la­men­to Re­gi­o­nal, tam­bém se ve­ri­fi­ca na SADC, que es­tá a tra­ba­lhar pa­ra fa­ci­li­tar a in­te­gra­ção dos par­ti­dos po­lí­ti­cos da re­gião", dis­se.

O vi­ce-pre­si­den­te do gru­po de acom­pa­nha­men­to aos par­la­men­tos afri­ca­nos, Ro­ber­to Le­al Mon­tei­ro, su­bli­nhou a com­po­si­ção do gru­po que tem a res­pon­sa­bi­li­da­de de acom­pa­nhar to­das as ac­ti­vi­da­des dos par­la­men­tos de Áfri­ca. A co­mis­são in­te­gra par­la­men­ta­res do MPLA, UNITA, CA­SA-CE, PRS e a re­pre­sen­ta­ção FNLA.

A de­le­ga­ção par­la­men­tar da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na foi che­fi­a­da pe­lo seu pre­si­den­te, Ka­rim Ab­dou Mec­kas­soua, que apre­sen­tou, quin­ta-fei­ra, ao Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no uma men­sa­gem de agra­de­ci­men­to do po­vo e dos de­pu­ta­dos do seu país pe­lo apoio de Angola à es­ta­bi­li­da­de da RCA e da re­gião. De­pois do en­con­tro com o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, as de­le­ga­ções par­la­men­ta­res de Angola e da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na man­ti­ve­ram con­ver­sa­ções ofi­ci­ais. As par­tes fo­ram che­fi­a­das pe­los pre­si­den­tes dos dois par­la­men­tos, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos e Ka­rim Mec­kas­soua.

SAN­TOS PE­DRO

De­pu­ta­das da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na co­lhe­ram ex­pe­ri­ên­ci­as dos co­le­gas an­go­la­nos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.