Te­le­vi­são da Co­reia do Nor­te anun­cia no­vo en­saio nu­cle­ar

Jornal de Angola - - PARTADA -

A Co­reia do Nor­te re­a­li­zou on­tem de ma­dru­ga­da um tes­te nu­cle­ar que cau­sou um for­te tre­mor na re­gião, ao ní­vel de um sis­mo de 5,3 na es­ca­la de Ri­ch­ter. O tes­te, já con­fir­ma­do por Pyongyang, é o quin­to exer­cí­cio re­a­li­za­do pe­lo país e, se­gun­do a Reu­ters, foi o mais for­te re­gis­ta­do até ago­ra. Ba­rack Oba­ma, Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, diz que vai ha­ver “con­sequên­ci­as gra­ves” pa­ra a Co­reia do Nor­te.

O ca­nal te­le­vi­si­vo es­ta­tal da Co­reia do Nor­te trans­mi­tiu nas úl­ti­mas ho­ras a men­sa­gem de que o tes­te de­mons­trou que o país es­tá pron­to pa­ra “re­ta­li­ar con­tra os seus ini­mi­gos”. Se­gun­do a As­so­ci­a­ted Press, a te­le­vi­são anun­ci­ou que o en­saio “tes­tou e con­fir­mou” cer­tas ca­rac­te­rís­ti­cas de uma bom­ba nu­cle­ar con­ce­bi­da pa­ra ser mon­ta­da em mís­seis ba­lís­ti­cos.

O tes­te atin­giu as dez qui­lo­to­ne­la­das, se­gun­do uma agên­cia da Co­reia do Sul, qua­se tan­to quan­to o ata­que de Hi­ro­xi­ma (15 qui­lo­to­ne­la­das). Não há re­la­tos de quais­quer con­sequên­ci­as de fu­gas ra­di­o­ac­ti­vas, co­mo re­sul­ta­do des­te tes­te que foi re­a­li­za­do no dia em que a Co­reia do Nor­te ce­le­brou o seu 68º ani­ver­sá­rio.

Pyongyang exe­cu­tou mais um tes­te nu­ma al­tu­ra em que o país ain­da so­fre as san­ções in­ter­na­ci­o­nais re­la­ci­o­na­das com os lan­ça­men­tos de mís­seis re­a­li­za­dos em Janeiro e Fe­ve­rei­ro. A trans­mis­são te­le­vi­si­va acres­cen­tou que a Co­reia do Nor­te vai con­ti­nu­ar a in­ves­tir na quan­ti­da­de e qua­li­da­de das su­as ar­mas nu­cle­a­res.

“O nos­so par­ti­do en­vi­ou uma men­sa­gem de fe­li­ci­ta­ções aos nos­sos ci­en­tis­tas nu­cle­a­res por te­rem con­se­gui­do le­var a ca­bo um en­saio de ex­plo­são de uma ogi­va nu­cle­ar”, dis­se a lo­cu­to­ra.

Um tre­mor de ter­ra de cer­ca de cin­co graus de mag­ni­tu­de foi de­tec­ta­do às 9h30 lo­cais (1h30 em Angola), mui­to per­to da ba­se de tes­tes nu­cle­a­res de Punggye-ri, ce­ná­rio de qua­tro en­sai­os nu­cle­a­res an­te­ri­o­res, pe­lo ser­vi­ço me­te­o­ro­ló­gi­co sul-co­re­a­no, as­sim co­mo pe­lo Cen­tro Sis­mo­ló­gi­co da Eu­ro­pa, Ser­vi­ço Ge­o­ló­gi­co dos Es­ta­dos Uni­dos e agên­cia me­te­o­ro­ló­gi­ca ja­po­ne­sa.

Re­ac­ções do Oci­den­te

Paí­ses co­mo a Fran­ça, Es­ta­dos Uni­dos, Ja­pão e Co­reia do Sul con­de­na­ram o quin­to tes­te nu­cle­ar re­a­li­za­do por Pyongyang. Fran­çois Hol­lan­de “con­de­nou ve­e­men­te­men­te” o quin­to en­saio nu­cle­ar re­a­li­za­do por Pyongyang e ape­lou ao Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das a res­pon­der a es­ta vi­o­la­ção das re­so­lu­ções, in­for­mou a pre­si­dên­cia fran­ce­sa.

“A co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal de­ve unir-se fa­ce a es­ta no­va pro­vo­ca­ção que ocor­re de­pois de uma con­de­na­ção unâ­ni­me pe­lo Con­se­lho de Se­gu­ran­ça de tes­tes ba­lís­ti­cos efec­tu­a­dos pe­la Co­reia do Nor­te na se­gun­da­fei­ra”, acres­cen­tou a pre­si­dên­cia fran­ce­sa em co­mu­ni­ca­do di­fun­di­do após a con­fir­ma­ção por Pyongyang des­te no­vo en­saio, “o mais po­ten­te até à da­ta”, se­gun­do Seul.

Já o Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, Ba­rack Oba­ma, ad­ver­tiu pa­ra as “gra­ves con­sequên­ci­as”, cha­man­do os lí­de­res da Co­reia do Sul e Ja­pão pa­ra con­sul­tas, de­pois da ac­ti­vi­da­de sís­mi­ca de­tec­ta­da per­to do cen­tro de tes­tes nu­cle­a­res nor­te-co­re­a­nos, in­for­mou on­tem um por­ta­voz da Ca­sa Bran­ca.

“O Pre­si­den­te dis­se que iria con­ti­nu­ar a con­sul­tar os nos­sos ali­a­dos e par­cei­ros nos pró­xi­mos di­as pa­ra ga­ran­tir que as ac­ções pro­vo­ca­do­ras da Co­reia do Nor­te são res­pon­di­das com con­sequên­ci­as gra­ves”, dis­se o res­pon­sá­vel pa­ra a im­pren­sa na Ca­sa Bran­ca, Josh Ear­nest.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro ni­pó­ni­co, Shin­zo Abe, con­si­de­rou on­tem, no fi­nal de uma reu­nião de emer­gên­cia do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal do país asiá­ti­co, que o tes­te nu­cle­ar re­a­li­za­do ho­ras an­tes pe­la Co­reia do Nor­te cons­ti­tui uma “gra­ve ame­a­ça” pa­ra a se­gu­ran­ça do ar­qui­pé­la­go.

AFP

Apre­sen­ta­do­ra da te­le­vi­são es­ta­tal nor­te-co­re­a­na anun­cia no­vo tes­te nu­cle­ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.