Tri­bu­nal de Lu­an­da li­ber­ta am­nis­ti­a­dos

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Tri­bu­nal Pro­vin­ci­al de Lu­an­da li­ber­tou on­tem 90 ci­da­dãos abran­gi­dos pe­la Lei da Am­nis­tia que es­ta­vam na Cadeia de Vi­a­na, num ac­to ori­en­ta­do pe­lo juiz pre­si­den­te, João Pe­dro Fu­an­to­ni.

Ao in­ter­vir na ce­ri­mó­nia, o ma­gis­tra­do exor­tou os be­ne­fi­ciá­ri­os da am­nis­tia a pau­ta­rem por uma boa con­du­ta e en­ga­ja­rem-se nas ta­re­fas que con­cor­ram pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do país e evi­tar o re­tor­no à cadeia. Es­ta é uma me­di­da da ini­ci­a­ti­va do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, apro­va­da pe­la As­sem­bleia Na­ci­o­nal, re­fe­riu, es­cla­re­cen­do que aque­les re­clu­sos que não fo­ram abran­gi­dos nes­ta pri­mei­ra fa­se, cu­jos cri­mes vão pa­ra além dos 12 anos, be­ne­fi­ci­a­rão do cor­te de um quar­to da pe­na.

“A me­lhor ma­nei­ra dos jo­vens res­pon­de­rem po­si­ti­va­men­te à Lei da Am­nis­tia é es­ta­rem li­ga­dos na for­ma­ção aca­dé­mi­ca e téc­ni­co-pro­fis­si­o­nal, de mo­do a abs­te­rem-se de prá­ti­cas cri­mi­no­sas, sob pe­na de ve­rem anu­la­das as am­nis­ti­as e vol­ta­rem à pri­são”, re­fe­riu.

O ac­to foi abri­lhan­ta­do pe­lo gru­po co­ral da cadeia e foi apre­sen­ta­da uma pe­ça te­a­tral que re­tra­tou a Lei da Am­nis­tia. A Lei da Am­nis­tia foi apro­va­da pe­lo Par­la­men­to a 20 de Ju­lho e já en­trou em vi­gor. Con­ce­de per­dão aos ci­da­dãos na­ci­o­nais ou es­tran­gei­ros que te­nham re­ce­bi­do pe­nas de até 12 anos de pri­são, por cri­mes co­me­ti­dos até 11 de No­vem­bro de 2015. Abran­ge ain­da to­dos os cri­mes mi­li­ta­res, sal­vo os do­lo­sos co­me­ti­dos com vi­o­lên­cia de que re­sul­tou mor­te, pre­vis­tos no nº 3 do ar­ti­go 18.° e no nº 3 do ar­ti­go 19.°, am­bos da Lei nº 4/94, de 28 de Janeiro, Lei dos Cri­mes Mi­li­ta­res. A lei ex­clui ain­da os cri­mes de vi­o­la­ção se­xu­al, ame­a­ça com ar­mas de fo­go,trá­fi­co de es­tu­pe­fa­ci­en­tes e subs­tân­ci­as psi­co­tró­pi­cas, trá­fi­co de pes­so­as e ór­gãos de se­res hu­ma­nos e cri­mes de pro­mo­ção e au­xí­lio à imi­gra­ção ile­gal.

JO­SÉ SO­A­RES

Es­ta­be­le­ci­men­to Pri­si­o­nal de Vi­a­na foi um dos lo­cais es­co­lhi­dos pa­ra o ac­to ofi­ci­al de Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.