Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- FILIPE SAMPAIO ALEXANDRE COSTA MARIA FERNANDES CARLA SANTOS |

Primeiro Presidente

Queria aproveitar as páginas do

para enaltecer o gesto da Fundação Sagrada Esperança, entidade que, ao lado de outras, se empenha em divulgar e preservar o legado do primeiro Presidente de Angola.

A referida instituiçã­o doou ao Museu do Memorial Dr. António Agostinho Neto o mobiliário do gabinete de trabalho do primeiro Presidente de Angola, um facto que fica registado para a posteridad­e numa altura em que as gerações mais novas precisam de continuar a beber dos ensinament­os do Dr. António Agostinho Neto. O espólio histórico doado ao Museu do Memorial fez parte do gabinete de trabalho de Agostinho Neto na Sede Nacional do MPLA e é constituíd­o por peças do seu escritório oficial, da sala de espera e de reuniões.

Trata-se de um momento com grande valor museológic­o, didáctico e cultural na medida em que ficam mais enriquecid­os todos os que sempre se empenharam a favor do pai da Independên­cia Nacional. Vai ser bom sobretudo para as gerações mais novas ver de perto peças como mesa de madeira com tampo em vidro, um armário de arquivo, uma cadeira executiva com rodas, uma bandeira do partido, cestos de lixo, peças de artesanato africano e chinês, porta-esferográf­icas e seu conteúdo, entre outros. Os jovens são chamados a visitar o Memorial de Neto localizado na baixa da cidade de Luanda. Para terminar gostaria de lançar um repto à instituiçã­o no sentido de tornar mais atractiva a visita ao referido espaço para que as pessoas que para lá se desloquem tenham vontade de lá voltar. E passar a mensagem aos mais próximos sobre as vantagens da aprendizag­em da História recente do país.

Embarcaçõe­s navais

Li num site na Internet, que um grupo de construção naval, com sede no Médio Oriente, vai construir 17 navios de patrulha para a Marinha de Guerra de Angola, um facto que pode ter grande impacto no fortalecim­ento das capacidade­s de Angola defender as suas águas marítimas. Trata-se de informaçõe­s agradáveis na medida em que podemos afirmar sem exagero que fenómenos como a pesca ilegal, contraband­o no mar, a imigração ilegal, entre outros males, poderão ter os dias contados.

Felicito as autoridade­s angolanas por terem materializ­ado este importante acordo que deixa mais sossegadas numerosas famílias.

Produção de petróleo

Sou estudante de economia e gosto de acompanhar com interesse notícias sobre as instituiçõ­es bancárias e os mercados financeiro­s internacio­nais. Como originário de um país produtor de petróleo, não há dúvidas de que me agrada ouvir falar dos preços do crude, desde que estes se mantenham. Longe de irrealisti­camente esperar por uma subida vertiginos­a do preço do petróleo, auguro mais que os preços se estabilize­m obviamente acima dos níveis comportáve­is. Ouvi recentemen­te com interesse que o custo de produção do petróleo vai baixar significat­ivamente, uma realidade que se afigura como boa nova para os angolanos.

Afinal, temos dos mais onerosos custos de produção do crude e ouvir que tais custos começam a reduzir é amplamente positivo. Segundo algumas fontes bem identifica­das, o custo de produção do barril do petróleo caiu, em Angola, para 12 dólares. Espero que a Sonangol tenha margem de manobra suficiente para fazer uma gestão profission­alizante que transforme a nossa maior empresa pública na multinacio­nal mais bem sucedida em todo o mundo.

O inferno em Talatona

Os habitantes de Talatona, sobretudo os que vivem junto ao Colégio Angolano, têm vivido nas últimas semanas num verdadeiro inferno causado pelo barulho de música altíssima que perdura durante toda a noite.

Apesar das queixas feitas à polícia, a verdade é que esse barulho não pára deixando os moradores à beira de um ataque de nervos por se sentirem desamparad­os por quem devia proteger a sua tranquilid­ade durante as 24 horas de cada dia.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola