Em­pre­sá­ri­os pe­dem aces­so às di­vi­sas

Jornal de Angola - - ECONOMIA - FULA MAR­TINS |

Os em­pre­sá­ri­os do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da so­li­ci­ta­ram quin­ta-fei­ra, no en­con­tro de auscultação com a co­mis­são ad­mi­nis­tra­ti­va da ci­da­de, mai­or fa­ci­li­da­de de aces­so às di­vi­sas, nu­ma al­tu­ra em que os ho­mens de ne­gó­cio en­fren­tam di­fi­cul­da­des na im­por­ta­ção de bens e ser­vi­ços por in­dis­po­ni­bi­li­da­de des­ses re­cur­sos nos ban­cos comerciais do país.

Pa­ra su­pe­ra­rem o pro­ble­ma, os em­pre­sá­ri­os pe­di­ram um mai­or apoio pa­ra os pe­que­nos gru­pos eco­nó­mi­cos e em­pre­sá­ri­os do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, as­sim co­mo a sua pro­tec­ção di­an­te da des­va­lo­ri­za­ção da mo­e­da na­ci­o­nal que não per­mi­te hon­rar os pa­ga­men­tos no ex­te­ri­or.

Os em­pre­sá­ri­os re­co­men­da­ram ain­da um me­lhor acom­pa­nha­men­to e pro­tec­ção da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va de Lu­an­da, em es­pe­ci­al aos que for­ne­cem pro­du­tos ali­men­ta­res aos ho­téis, mi­ni­mer­ca­dos e lo­jas de pe­que­nas di­men­sões.

Apoi­ar os em­pre­sá­ri­os, re­cor­ren­do ao su­por­te ins­ti­tu­ci­o­nal, téc­ni­co e ad­mi­nis­tra­ti­vo da As­so­ci­a­ção de Em­pre­sá­ri­os de Lu­an­da e aju­dá-los no seu re­la­ci­o­na­men­to com os ban­cos comerciais e ou­tras ins­ti­tui­ções fo­ram ou­tras re­co­men­da­ções do en­con­tro.

No ac­to de aber­tu­ra do en­con­tro, a vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da pa­ra a área Eco­nó­mi­ca e Fi­nan­cei­ra, Ma­ria Amé­lia Ri­ta, pro­me­teu tra­ba­lhar mais pa­ra so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma do “pe­so ex­ces­si­vo” da fis­ca­li­za­ção, uma das ques­tões le­van­ta­das pe­los em­pre­sá­ri­os. Ma­ria Amé­lia Ri­ta pro­me­teu tam­bém tra­ba­lhar com as ad­mi­nis­tra­ções dis­tri­tais pa­ra que a in­ter­ven­ção da fis­ca­li­za­ção não con­ti­nue a ser um obs­tá­cu­lo pa­ra a ac­ti­vi­da­de co­mer­ci­al no mu­ni­cí­pio.

O pro­pó­si­to do en­con­tro, acres­cen­tou, foi iden­ti­fi­car no­vos mo­de­los de or­ga­ni­za­ção e co­la­bo­ra­ção, de for­ma a sim­pli­fi­car a in­te­ra­ção com os em­pre­sá­ri­os da pro­vín­cia e au­men­tar o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção com es­tes, “ten­do sem­pre em con­ta o me­lhor pa­ra o ci­da­dão e as co­mu­ni­da­des.”

A vi­ce-pre­si­den­te re­co­nhe­ceu que a si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca e as me­di­das adop­ta­das pe­lo Exe­cu­ti­vo pa­ra fa­zer fa­ce ao mo­men­to ac­tu­al exi­gem um mai­or em­pe­nho, ri­gor, cri­a­ti­vi­da­de e es­pí­ri­to de em­pre­en­de­do­ris­mo. O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Em­pre­sá­ri­os de Lu­an­da, Fran­cis­co Vi­a­na, dis­se que pa­ra o apoio à di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia tem de exis­tir uma mai­or or­ga­ni­za­ção do sis­te­ma fi­nan­cei­ro an­go­la­no e di­vi­sas su­fi­ci­en­tes pa­ra a im­por­ta­ção de equi­pa­men­tos e ma­té­ria-pri­ma pa­ra a pro­du­ção in­ter­na.

Fran­cis­co Vi­a­na apon­tou tam­bém co­mo so­lu­ção uma re­es­tru­tu­ra­ção ur­gen­te do sis­te­ma fi­nan­cei­ro, de for­ma que o apoio aos em­pre­sá­ri­os se­ja a pre­ços aces­sí­veis. “É ain­da es­sen­ci­al exis­tir um diá­lo­go mais am­plo en­tre o Exe­cu­ti­vo e o sec­tor pri­va­do.”

A re­a­li­za­ção do pri­mei­ro Con­gres­so dos Em­pre­sá­ri­os de Lu­an­da, in­for­mou, vai per­mi­tir tam­bém a re­co­lha de mais con­tri­bui­ções pa­ra se es­ta­be­le­cer uma pla­ta­for­ma de con­cer­ta­ção ac­ti­va com o Exe­cu­ti­vo. “O sec­tor em­pre­sa­ri­al tem uma pro­pos­ta pa­ra cri­ar um con­se­lho de har­mo­ni­za­ção e con­cer­ta­ção eco­nó­mi­ca e em­pre­sa­ri­al, no qual o pro­gra­ma di­ri­gi­do aos em­pre­sá­ri­os po­de ser dis­cu­ti­do e ela­bo­ra­do por pes­so­as do ra­mo”, des­ta­cou.

Fran­cis­co Vi­a­na anun­ci­ou que a As­so­ci­a­ção dos Em­pre­sá­ri­os de Lu­an­da re­a­li­za nos di­as 6 e 7 de Ou­tu­bro o seu pri­mei­ro con­gres­so. Com o en­con­tro, se pre­ten­de con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e so­ci­al da pro­vín­cia de Lu­an­da e de Angola, com a abor­da­gem de vá­ri­os te­mas da ac­tu­a­li­da­de e en­con­trar-se so­lu­ções e ca­mi­nhos pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da eco­no­mia.

Par­ti­ci­pam no con­gres­so, lí­de­res po­lí­ti­cos, mem­bros do Exe­cu­ti­vo, em­pre­sá­ri­os, di­ri­gen­tes as­so­ci­a­ti­vos e de or­ga­nis­mos in­ter­na­ci­o­nais.

JO­SÉ SO­A­RES

Fran­cis­co Vi­a­na pe­de apoio pa­ra em­pre­sá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.