Gran­des con­tri­buin­tes au­men­tam pa­ga­men­tos

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Os gran­des con­tri­buin­tes pa­gam es­te ano três tri­liões de kwan­zas ao Es­ta­do, in­di­cam pre­vi­sões avan­ça­das quin­ta-fei­ra pe­lo di­rec­tor des­te ser­vi­ço da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tributária (AGT), Cláu­dio dos San­tos.

Ao fa­lar à im­pren­sa no I en­con­tro me­to­do­ló­gi­co com os gran­des con­tri­buin­tes, o di­rec­tor na­ci­o­nal de Gran­des Con­tri­buin­tes in­for­mou que es­te va­lor re­pre­sen­ta um pou­co mais de 85 por cen­to do vo­lu­me to­tal de re­cei­tas es­te ano ar­re­ca­da­das pe­la AGT.

Aque­les ser­vi­ços têm re­gis­ta­dos 547 gran­des con­tri­buin­tes, 87 por cen­to dos quais cum­prem as obri­ga­ções fis­cais. “No ge­ral, os gran­des con­tri­buin­tes têm uma boa clas­si­fi­ca­ção e di­ría­mos que dos 547 ca­das­tra­dos, 87 por cen­to cum­prem as obri­ga­ções fis­cais”, afir­mou o di­rec­tor de Gran­des Con­tri­buin­tes da AGT.

Cláu­dio dos San­tos anun­ci­ou uma re­vi­são da lis­ta e mé­to­dos de clas­si­fi­ca­ção dos gran­des con­tri­buin­tes pa­ra o exer­cí­cio de 2017, uma vez que a ac­tu­al es­tá em uso há três anos.

O di­rec­tor da AGT ad­ver­tiu que o Có­di­go Tri­bu­tá­rio pre­vê que, nos ca­sos de in­cum­pri­men­to, a ins­ti­tui­ção re­cor­ra aos tri­bu­nais, dan­do no­ta de que o con­tri­buin­te es­tá a fal­tar às su­as obri­ga­ções fis­cais. Uma das ale­ga­ções apre­sen­ta­das pe­los gran­des con­tri­buin­tes pa­ra não pa­ga­rem im­pos­tos é a cri­se eco­nó­mi­ca, que tem es­ta­do a mos­trar que al­guns con­tri­buin­tes não têm ca­pa­ci­da­de pa­ra pa­gar a to­ta­li­da­de no de­vi­do pra­zo.

Fa­ce a es­ta si­tu­a­ção, os con­tri­buin­tes têm es­ta­do a so­li­ci­tar o pa­ga­men­to em pres­ta­ções, tal co­mo re­ge a lei, e cum­prem as obri­ga­ções ao lon­go do tem­po, amor­ti­zan­do a dí­vi­da em 18 pres­ta­ções ao má­xi­mo. Na lis­ta dos gran­des con­tri­buin­tes da AGT, fi­gu­ram em­pre­sas dos sec­to­res pe­tro­lí­fe­ro, pres­ta­ção de ser­vi­ços, cons­tru­ção ci­vil, ban­ca, se­gu­ros e te­le­co­mu­ni­ca­ções.

CONTREIRAS PIPA

Fun­ci­o­ná­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção Tributária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.