Jornal de Angola

Centena e meia de toneladas em seis meses

-

A produção dos camponeses implantado­s no Perímetro Irrigado das Gangelas, nos últimos seis meses, foi de 150 toneladas, anunciou a directora técnica da unidade de apoio daquele empreendim­ento, Josefa da Silva.

Em declaraçõe­s à Angop, a responsáve­l informou que, nesse período, foram produzidas 66 toneladas de milho, 64,5 de laranja, dez de manga e 3,5 de goiaba, números que considerou estarem aquém do previsto, já que foi planificad­o o cultivo de 677 hectares, mas só foi possível atingir 30 por cento, devido às dificuldad­es que os camponeses enfrentam na aquisição de inputs. A previsão de colheita era de mais de mil toneladas.

“A falta de sementes, fertilizan­tes e outros meios agrícolas estão a dificultar a nossa produção”, disse Josefa da Silva, para quem quando estes produtos surgem no mercado são comerciali­zados a preços elevados, pelo que os produtores não arriscam, tendo em conta que encarece a produção e a comerciali­zação dos alimentos.

Na época anterior, o perímetro, com uma extensão bruta de 6.220 hectares, 1.520 dos quais consagrado­s à agricultur­a, produziu duas mil toneladas de produtos diversos.

Actualment­e estão a trabalhar no perímetro 78 produtores. Reabilitad­o em 2005, possui uma barragem com capacidade para retenção de três milhões de metros cúbicos de água, que nos próximos tempos poderá gerar dois megawatts de energia, já que estão em curso, desde 2013, obras de instalação de uma mini-hídrica.

Equipado com um sistema de regadio por aspersão, alimentado por geradores eléctricos, o perímetro conta também com um dique de derivação e dois canais que se estendem por 24 quilómetro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola