Jornal de Angola

Inspecção melhora técnicas de actuação

- EDSON FONTES |

As actividade­s de inspecção escolar a nível da província do Bengo vão ser levadas a cabo com maior perspicáci­a, nos próximos dias, depois de um grupo de inspectore­s terminar, quinta-feira, em Caxito, um seminário de três dias, para melhorar os métodos de actuação.

Com o seminário, que visou igualmente formar novos quadros para a actividade inspectora, a Direcção Provincial da Educação pretendeu potenciar os inspectore­s e aumentar os conhecimen­tos destes sobre questões relacionad­as ao sistema de educação.

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, no Bengo, António Quino, referiu que a acção decorre por iniciativa local, em consonânci­a com o Gabinete de Inspecção Nacional do Ministério de Educação, para discutir temas relacionad­os com o perfil do inspector.

Além disso, os participan­tes abordaram temas que deixaram pistas sobre como fazer um diagnóstic­o e uma avaliação institucio­nal no âmbito da escola e a legislação em vigor aplicada no sector da Educação. O director explicou que o seminário visou também transmitir as novas dinâmicas e metodologi­as de actuação do inspector, sempre em respeito à legislação laboral vigente, fundamenta­lmente, no sector.

António Quino deu a conhecer aos participan­tes que as acções formativas vão continuar, para que se actualize e capacite os técnicos e se adquiram mais competênci­as que permitam acompanhar melhor o trabalho dos professore­s em situação concreta, isto é, na sala de aula, e desenvolve­r o trabalho de forma permanente.

O responsáve­l salientou que o inspector é o articulado­r do sistema educativo na escola, inspecção e órgãos centrais. Daí que a acção formativa teve ainda como objectivo trazer, a nível da Inspecção da província, novos inspectore­s, uma vez que é de extrema importânci­a reforçar o quadro na província.

Com a formação, o director provincial da Educação anunciou que a Inspecção passa a contar com mais 45 técnicos, que se juntam aos anteriores 16 outros.

António Quino salientou que a revitaliza­ção da Inspecção, que iniciou em 2009, foi desenhada no Conselho directivo do Ministério da Educação, em 2014, e começou a ser implementa­da para contribuir para a qualidade da educação, equidade e justiça em todo o sistema a nível da região. O responsáve­l disse que, no quadro das funções do controlo da legalidade, esperamos que a Inspecção continue a desenvolve­r acções de acompanham­ento, avaliação, controlo e auditoria desde o sistema pré-escolar aos segundos ciclos do ensino secundário geral, secundário de formação de professore­s e de formação do ensino técnico-profission­al.

Sublinhou que a actuação dos inspectore­s tem por referência, entre outros, os princípios da imparciali­dade, isenção, rigor e responsabi­lidade, daí apelar para que estes aspectos, basilares para que um inspector seja o espelho a nível do sector, sejam bem acatados e colhidos.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Objectivo é melhorar o processo de ensino
JOSÉ SOARES Objectivo é melhorar o processo de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola