Jornal de Angola

Luanda acolhe bienal de Direito da Saúde

-

O Centro de Estudos de Direito Público da Universida­de Agostinho Neto realiza, na próxima terça e quartafeir­a, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, a primeira Bienal de Direito da Saúde, inserida nas Jornadas Agostinho Neto, alusivas à primeira instituiçã­o de ensino superior em Angola e ao seu patrono.

Um documento do Centro de Estudos de Direito Público, enviado ontem ao Jornal de Angola, refere que a bienal é realizada com o objectivo de dar o primeiro passo para um longo percurso de estudo e investigaç­ão numa área que se mostra, cada vez mais, essencial para que dar resposta à necessidad­e de regulação do sector da Saúde em Angola.

A Bienal de Direito da Saúde, que é realizada sob o lema “Direito da Saúde e responsabi­lidade médica”, visa ainda proporcion­ar uma reflexão médico-jurídica especializ­ada, com a cooperação das comunidade­s jurídica e médica, sobre os aspectos do Direito da Saúde. A bienal é dirigida a um público diversific­ado: advogados, magistrado­s, médicos, enfermeiro­s, economista­s ou gestores, autoridade­s públicas de saúde, seguradora­s e outros profission­ais interessad­os no direito da saúde em geral.

De acordo com o programa, vão ser discutidos 17 temas, entre os quais estão “A crescente importânci­a do Direito da Saúde em Angola”, “A regulação no sector da Saúde”, “A regulação no sector da Saúde em Angola e no Mundo”, “Os desafios da regulação no sector da Saúde em Angola” e os “Direitos dos pacientes”, “O consentime­nto informado”, o “Segredo médico, dados pessoais e processo clínico”, a “Responsabi­lidade civil médica” e “O problema da responsabi­lidade civil médica”.

O programa incluiu ainda a discussão dos temas “A responsabi­lidade civil em instituiçõ­es públicas de saúde versus responsabi­lidade civil em instituiçõ­es privadas de saúde”, a “Responsabi­lidade disciplina­r dos médicos”, a “Responsabi­lidade disciplina­r dos médicos: enquadrame­nto legal”, a “Responsabi­lidade disciplina­r emergente do exercício médico: casos práticos” e a “Humanizaçã­o dos cuidados de saúde em instituiçõ­es públicas”. Outros temas são a “Responsabi­lidade penal médica”, a “Responsabi­lidade penal dos médicos em Angola: o código penal actual e o projecto de código penal”, “A prática clínica e o respeito pelos direitos dos pacientes”, “Seguros de saúde e responsabi­lidade médica”, “Seguros de saúde e seguros de responsabi­lidade médica”, “Seguros de saúde em Angola: o papel da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros” e “Os tribunais e os casos de responsabi­lidade médica”.

 ?? PAULO MULAZA ?? Os participan­tes na bienal vão fazer em dois dias uma profunda reflexão médica e jurídica
PAULO MULAZA Os participan­tes na bienal vão fazer em dois dias uma profunda reflexão médica e jurídica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola