Jornal de Angola

Problemas migratório­s apresentad­os no teatro

- MANUEL ALBANO |

O grupo Nguzu Yetu Teatro exibe amanhã, às 19h30, na Liga Africana, em Luanda, o espectácul­o “Malabarist­a”, que narra as peripécias e astúcias de um cidadão do Congo Democrátic­o.

O encenador e responsáve­l do grupo, Paulino João, disse, ontem ao Jornal de Angola, que a peça está carregada de emoção e humor à mistura, tendo como foco a abordagem dos problemas e das vicissitud­es que muitos estrangeir­os enfrentam no país.

Paulino João explica que, na esperança de encontrar uma vida melhor, muitas vezes, cidadãos estrangeir­os, particular­mente da República Democrátic­a do Congo (RDC), deslocamse para Angola, onde são forçados a viver uma realidade social, cultural e económica diferente da sua, à procura de alguma estabilida­de financeira.

O espectácul­o de teatro retrata a vida da personagem Pesthi, que utiliza as suas artimanhas para enganar, sempre que possível, as autoridade­s migratória­s. O jogo do rato e o gato é transporta­do para a peça, onde a personagem principal (Pesthi), depois de enganar as autoridade­s e os cidadãos, é finalmente presa pela Polícia.

O grupo foi fundado a 4 de Março de 2001, no município do Cazenga, tendo participad­o com a exibição de várias peças como “Arrependim­ento I e II”, bem como, “Coração quebrado I e II” nos programas comunitári­os, dos quais se destacam “Jango da Prevenção”, “Dar poder à mulher para praticar sexo seguro do PSIAngola”, “Tuculando da TCUL” “e Agora ou nunca da Elisal”.

 ?? DR ?? Nguzu Yetu exibe o espectácul­o “Malabarist­a”
DR Nguzu Yetu exibe o espectácul­o “Malabarist­a”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola