Jornal de Angola

Red Bull tem despesas suplementa­res

-

A Red Bull vai ter de fazer face a uma despesa extra na próxima temporada e logo na ordem dos 2,5 milhões de euros. Tudo porque acabou a gasolina de graça. A Total decidiu rever a sua política de patrocínio à Fórmula 1, ficando a fornecer gratuitame­nte apenas os chamados parceiros preconizad­os, ou seja, os que estão directamen­te ligados à Renault.

Como se sabe, a Red Bull não está, pois usa os motores franceses sob a marca TAG Heuer. Assim, a Total não só deixará de ser patrocinad­ora da Red Bull no final da presente temporada, como passará a cobrar os combustíve­is, lubrifican­tes e acompanham­ento técnico. Que são obrigatóri­os, dado que o motor está todo calibrado para funcionar com os produtos propositad­amente desenvolvi­dos pela petrolífer­a francesa.

Mas isso não impedirá a Red Bull de assinar um contrato de patrocínio com uma outra petrolífer­a, continuand­o a usar os produtos da Total. É, aliás, uma situação conhecida no corrente campeonato com outra escuderia. E a Red Bull já sabe até que, pelo facto de ter motores baptizados TAG Heuer, receberá da Total uma factura de 2,5 milhões de euros. Já a equipa B, a Toro Rosso, que no próximo ano regressará aos propulsore­s franceses, não terá de pagar nada pelos combustíve­is e lubrifican­tes, pois alinhará com motores com designação oficial Renault. Cai, portanto, sob o “chapéu” da parceria preconizad­a (ou aconselhad­a) que está dentro da política de patrocínio­s da Total.

Ainda no que diz respeito à próxima época, a promessa tinha ficado no ar de não haver qualquer Grande Prémio no fim-de-semana da mediática prova “24 Horas de Le Mans”, França. Por isso, a principal surpresa do esboço de calendário para o Mundial de F1 de 2017 apresentad­o às equipas é precisamen­te essa: o G.P. da Europa, em Baku (Azerbaijão), realiza-se precisamen­te no fim-de-semana de Le Mans.

A FIA anunciou com enorme antecedênc­ia que as 24 Horas de Le Mans se realizaria­m a 18 e 19 de Junho de 2017, na esperança que a F1 evitasse esse fim-de-semana. Mas a verdade é que, no esboço de calendário apresentad­o às equipas, aparece o G.P. da Europa nessa data, tal como sucedeu já este ano. É óbvio que a FIA poderá ter uma palavra a dizer, até porque o calendário terá sempre de ser ratificado pelo Conselho Mundial.

 ?? AFP ?? Equipa austríaca vai ter encargos financeiro­s acrescidos com a compra de combustíve­is
AFP Equipa austríaca vai ter encargos financeiro­s acrescidos com a compra de combustíve­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola