Red Bull tem des­pe­sas su­ple­men­ta­res

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A Red Bull vai ter de fa­zer fa­ce a uma des­pe­sa ex­tra na pró­xi­ma tem­po­ra­da e lo­go na or­dem dos 2,5 mi­lhões de eu­ros. Tu­do por­que aca­bou a ga­so­li­na de gra­ça. A To­tal de­ci­diu re­ver a sua po­lí­ti­ca de patrocínio à Fór­mu­la 1, fi­can­do a for­ne­cer gra­tui­ta­men­te ape­nas os cha­ma­dos par­cei­ros pre­co­ni­za­dos, ou se­ja, os que es­tão di­rec­ta­men­te li­ga­dos à Re­nault.

Co­mo se sa­be, a Red Bull não es­tá, pois usa os mo­to­res fran­ce­ses sob a mar­ca TAG Heu­er. As­sim, a To­tal não só dei­xa­rá de ser pa­tro­ci­na­do­ra da Red Bull no fi­nal da pre­sen­te tem­po­ra­da, co­mo pas­sa­rá a co­brar os com­bus­tí­veis, lu­bri­fi­can­tes e acom­pa­nha­men­to téc­ni­co. Que são obri­ga­tó­ri­os, da­do que o mo­tor es­tá to­do ca­li­bra­do pa­ra fun­ci­o­nar com os pro­du­tos pro­po­si­ta­da­men­te de­sen­vol­vi­dos pe­la pe­tro­lí­fe­ra fran­ce­sa.

Mas is­so não im­pe­di­rá a Red Bull de as­si­nar um con­tra­to de patrocínio com uma ou­tra pe­tro­lí­fe­ra, con­ti­nu­an­do a usar os pro­du­tos da To­tal. É, aliás, uma si­tu­a­ção co­nhe­ci­da no cor­ren­te cam­pe­o­na­to com ou­tra es­cu­de­ria. E a Red Bull já sa­be até que, pe­lo fac­to de ter mo­to­res bap­ti­za­dos TAG Heu­er, re­ce­be­rá da To­tal uma fac­tu­ra de 2,5 mi­lhões de eu­ros. Já a equi­pa B, a To­ro Ros­so, que no pró­xi­mo ano re­gres­sa­rá aos pro­pul­so­res fran­ce­ses, não te­rá de pa­gar na­da pe­los com­bus­tí­veis e lu­bri­fi­can­tes, pois ali­nha­rá com mo­to­res com de­sig­na­ção ofi­ci­al Re­nault. Cai, por­tan­to, sob o “cha­péu” da par­ce­ria pre­co­ni­za­da (ou acon­se­lha­da) que es­tá den­tro da po­lí­ti­ca de pa­tro­cí­ni­os da To­tal.

Ain­da no que diz res­pei­to à pró­xi­ma épo­ca, a pro­mes­sa ti­nha fi­ca­do no ar de não ha­ver qual­quer Gran­de Pré­mio no fim-de-se­ma­na da me­diá­ti­ca pro­va “24 Ho­ras de Le Mans”, Fran­ça. Por is­so, a prin­ci­pal sur­pre­sa do es­bo­ço de ca­len­dá­rio pa­ra o Mun­di­al de F1 de 2017 apre­sen­ta­do às equi­pas é pre­ci­sa­men­te es­sa: o G.P. da Eu­ro­pa, em Ba­ku (Azer­bai­jão), re­a­li­za-se pre­ci­sa­men­te no fim-de-se­ma­na de Le Mans.

A FIA anun­ci­ou com enor­me an­te­ce­dên­cia que as 24 Ho­ras de Le Mans se re­a­li­za­ri­am a 18 e 19 de Ju­nho de 2017, na es­pe­ran­ça que a F1 evi­tas­se es­se fim-de-se­ma­na. Mas a ver­da­de é que, no es­bo­ço de ca­len­dá­rio apre­sen­ta­do às equi­pas, apa­re­ce o G.P. da Eu­ro­pa nes­sa da­ta, tal co­mo su­ce­deu já es­te ano. É ób­vio que a FIA po­de­rá ter uma pa­la­vra a di­zer, até por­que o ca­len­dá­rio te­rá sem­pre de ser ra­ti­fi­ca­do pe­lo Con­se­lho Mun­di­al.

AFP

Equi­pa aus­tría­ca vai ter en­car­gos fi­nan­cei­ros acres­ci­dos com a com­pra de com­bus­tí­veis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.