Jornal de Angola

Produção discográfi­ca no mercado

-

José Kafala gravou, em 1986, nos Estúdios da Rádio Nacional de Angola, a canção“Renúncia Impossível”, sobre um poema de inspiração niilista do poeta Agostinho Neto, um tema que acabou por ser regravado, depois, com a flauta de MoisésKafa­la, e veio a integrar o CD “Salipo”, adeus, em umbundo. Em 1988, os Irmãos Kafala introduzir­am no mercado o CD “Ngola”, primeiro álbum do grupo produzido pelo Movimento Internacio­nal Contra o Apartheid, com as canções: “Ngola”, que dá título ao CD, “O'Lomgembia”, “Paira no Tempo”, NguiKingui­lo”, “África”, “Vissolela”, “NvundaYeto”, “Lemba”, “O'KudizolaKu­eto” e “Papá”.

A internacio­nalização do grupo começa a ganhar forma e visitam a Inglaterra, no Festival Womad, a Escócia, França, no Festival Atlântica, Alemanha, Brasil, integrados no Festival de Artes Negras, Cuba, Canadá, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Suécia, Costa do Marfim, Congo Brazzavill­e, Bélgica, Holanda, Finlândia, Itália, Espanha e Estados Unidos.

Na sequência da internacio­nalização gravaram, em Boston, em 1995, o CD “Salipo”, que teve a produção da editora M.B.Record's, dirigida pelo cantor caboverdia­no Ramiro Mendes. “Salipo” foi reeditado pela editora francesa, “Harmonia Mundi”, e tem tido, até a actualidad­e, uma ressonânci­a positiva, junto do público estrangeir­o. Fazem parte do CD “Salipo” as canções:“Ndenda La Suku”, “Malamba mamy”, “Kalumba”, “Crucifixo”, “Ho Muno”, “Le Timba Liamome”, “Benguela”, ”Vutuka”, “Salipo”, “Amor Suspenso”, “Nguxi”, “Renúncia impossível”, e “Catito”. Embora sem o impacto dos discos anteriores, constataçã­o que na altura denotava o declínio do Duo, surge, em 2004, o derradeiro CD, “Bálsamo”, onde pontificam, entre outras canções, os temas: “Ofekayetu, “Crucifixo, “Um abraço”, “Amor”, “Suspenso”, “Renúncia impossível”, regravado, “Voz de Sangue”e “Kalunga”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola