Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra vai ama­nhã a se­pul­tar

Jornal de Angola - - PARTADA -

O de­pu­ta­do e histórico do MPLA Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra, fa­le­ci­do se­gun­da-fei­ra, em Lis­boa, vai ama­nhã a en­ter­rar no Ce­mi­té­rio do Al­to das Cru­zes, em Luanda. A ur­na che­ga ho­je, às 18h30, e é re­a­li­za­do um ve­ló­rio fa­mi­li­ar na sua re­si­dên­cia. Ama­nhã, a ur­na é trans­la­da­da às 6h00 pa­ra o Pa­lá­cio dos Con­gres­sos, on­de re­ce­be ho­me­na­gem dos ti­tu­la­res dos ór­gãos de so­be­ra­nia, mem­bros do Bu­re­au Po­lí­ti­co do MPLA, de­pu­ta­dos à As­sem­bleia Na­ci­o­nal, mem­bros do Exe­cu­ti­vo, do Co­mi­té Cen­tral do MPLA e dos ór­gãos de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça.

O de­pu­ta­do e histórico do MPLA Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra, fa­le­ci­do se­gun­da-fei­ra, em Lis­boa, vai ama­nhã a en­ter­rar no Ce­mi­té­rio do Al­to das Cru­zes em Luanda. A ur­na che­ga ho­je, às 18h30, e é re­a­li­za­do um ve­ló­rio fa­mi­li­ar na sua re­si­dên­cia.

Ama­nhã, a ur­na é trans­la­da­da às 6h00 pa­ra o Pa­lá­cio do Con­gres­sos, on­de re­ce­be ho­me­na­gem do ti­tu­la­res dos ór­gãos de so­be­ra­nia, mem­bros do Bu­re­au Po­lí­ti­co do MPLA, de­pu­ta­dos à As­sem­bleia Na­ci­o­nal, mem­bros do Exe­cu­ti­vo, do co­mi­té cen­tral do MPLA, dos ór­gãos de De­fe­sa, Se­gu­ran­ça e Or­dem In­ter­na, en­ti­da­des ecle­siás­ti­cas, cor­po di­plo­má­ti­co e an­ti­gos com­ba­ten­tes e ve­te­ra­nos da pá­tria.

Vá­ri­as per­so­na­li­da­des con­ti­nu­am a ma­ni­fes­tar pe­sar pe­la morte de Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra, que in­gres­sou nas fi­lei­ras do MPLA no mo­men­to da sua fun­da­ção, em 1956, e co­or­de­nou vá­ri­os gru­pos de pa­tri­o­tas dos mais di­ver­sos es­tra­tos so­ci­ais, além de in­te­grar a pri­mei­ra Co­mis­são Di­rec­ti­va do Mo­vi­men­to Po­pu­lar de Li­ber­ta­ção de Angola, en­tão co­or­de­na­da pe­lo Pre­si­den­te Agos­ti­nho Ne­to, o Fun­da­dor da Na­ção an­go­la­na.

Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra ocu­pou vá­ri­os car­gos na di­rec­ção cen­tral do MPLA e foi mi­nis­tro dos Trans­por­tes e da Agri­cul­tu­ra, além de em­bai­xa­dor re­si­den­te em Cu­ba e na Itá­lia. Foi tam­bém em­bai­xa­dor não re­si­den­te na Ni­ca­rá­gua, Mé­xi­co e Gui­a­na, além de re­pre­sen­tan­te de Angola jun­to das Na­ções Uni­das e jun­to de agên­ci­as das Na­ções Uni­das, co­mo a FAO, PAM e FIDA. O em­bai­xa­dor de Angola na Chi­na, Gar­cia Bi­res, con­si­de­ra Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra “uma das gran­des fi­gu­ras po­lí­ti­cas de Angola, cu­ja his­tó­ria fi­cou mar­ca­da pe­la te­na­ci­da­de e co­ra­gem com que de­fen­deu e lu­tou pe­los seus ide­ais e pe­las pro­fun­das con­vic­ções po­lí­ti­cas”.

Na men­sa­gem, o em­bai­xa­dor lem­bra que Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra foi um “mem­bro do mo­vi­men­to clan­des­ti­no da lu­ta de li­ber­ta­ção de Angola e a sua ab­ne­ga­da li­ga­ção ao MPLA des­de a pri­mei­ra ho­ra va­leu­lhe o tí­tu­lo de Com­ba­ten­te da Li­ber­da­de de 1º Grau e Com­ba­ten­te Po­lí­ti­co do Mo­vi­men­to An­ti-co­lo­ni­al das ex-co­ló­ni­as por­tu­gue­sas”.

Os tra­ba­lha­do­res do Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes, ins­ti­tui­ção de que foi o pri­mei­ro a ocu­par o car­go de mi­nis­tro, tam­bém la­men­ta­ram a morte da­que­le que sou­be, com de­di­ca­ção e em­pe­nho, di­ri­gir o Mi­nis­té­rio en­tre 1976 a 1978. O mi­nis­tro da Rein­ser­ção So­ci­al, João Bap­tis­ta Kus­su­mua, des­ta­cou as qua­li­da­des de Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra e en­via, em no­me pró­prio e dos de­mais fun­ci­o­ná­ri­os do Mi­nis­té­rio, con­do­lên­ci­as à fa­mí­lia, à As­sem­bleia Na­ci­o­nal e aos mem­bros do Co­mi­té Cen­tral do MPLA.

No Cu­an­za Nor­te, pro­vín­cia on­de nas­ceu há 77 anos, en­ti­da­des po­lí­ti­cas, ad­mi­nis­tra­ti­vas e a so­ci­e­da­de ci­vil des­ta­ca­ram o pa­pel de Manuel Pe­dro Pa­ca­vi­ra en­quan­to na­ci­o­na­lis­ta, po­lí­ti­co e es­cri­tor. Um li­vro de con­do­lên­ci­as foi aber­to no Go­ver­no Pro­vin­ci­al on­de di­ri­gen­tes, en­ti­da­des re­li­gi­o­sas, em­pre­sá­ri­os e ou­tros mem­bros ex­pres­sa­ram os seus sen­ti­men­tos de pe­sar. Em Por­tu­gal, a Em­bai­xa­da de Angola tam­bém abriu um li­vro de con­so­lên­ci­as.

NILO MA­TEUS

Na pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te as au­to­ri­da­des abri­ram um li­vro de con­do­lên­ci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.