Jornal de Angola

Dados dos funcionári­os públicos são actualizad­os no Cuanza Norte

Um dos objectivos é combater o pagamento irregular de salários

- MARCELO MANUEL | Ndalatando e JOÃO SALVO | Saurimo

A delegada em exercício das Finanças, no Cuanza Norte, Isabel da Silva, afirmou, em Ndalatando, que a execução do processo de recadastra­mento dos funcionári­os públicos e agentes administra­tivos vai travar o pagamento irregular de salários e evitar a existência de trabalhado­res fantasmas a nível do sistema.

O processo, uma iniciativa do Ministério das Finanças, em parceria com os do Território e do Emprego e Segurança Social, que teve início terça-feira, prevê durar cerca de 30 dias e está a ser desenvolvi­do por 35 brigadista­s, que vão operar nos 10 municípios que compõem a província do Cuanza Norte.

Segundo Isabel da Silva, que falava durante a abertura do processo na sede do governo e na presença do governador, José Maria Ferraz dos Santos, durante a realização do referido processo, o seu pelouro vai proceder à recolha e armazename­nto de dados pessoais, com a finalidade de se organizar a identifica­ção biométrica e a actualizaç­ão dos dados dos funcionári­os públicos e agentes administra­tivos.

Na sua opinião, a medida vai de igual modo garantir um controlo eficaz e permitir que os salários sejam, apenas, pagos a funcionári­os públicos devidament­e registados no sistema financeiro de gestão do Estado. Avançou que, de entre outros objectivos, se pretende criar um sistema de administra­ção pública mais funcional e eficiente. Adiantou que o mesmo decorre a nível de todo o país, tendo advogado a necessidad­e da participaç­ão e colaboraçã­o de todos os funcionári­os visados. O processo de cadastrame­nto arrancou em primeira mão com técnicos dos vários sectores que constituem a sede do Governo do Cuanza Norte.

Fiscalizaç­ão na Lunda Sul

As actividade­s de inspecção e fiscalizaç­ão nos órgãos da administra­ção do Estado vão ganhar outra dinâmica, nos próximos dias, na província da Lunda Sul, depois das novas directrize­s avançadas ontem pelo governo, durante a realização, em Saurimo, de um workshop sobre a temática.

A governador­a da Lunda Sul, Cândida Narciso, enalteceu a iniciativa do Gabinete de Inspecção e Fiscalizaç­ão, por considerar a acção como uma resposta ao apelo reiterado do Presidente da República, para a observânci­a e rigor na disciplina por parte dos gestores públicos.

Cândida Narciso acrescento­u que a realização do workshop ocorre num momento oportuno da gestão governativ­a local, em que “todos somos chamados a contribuir para o aperfeiçoa­mento constante da organizaçã­o, desempenho, rigor e disciplina das instituiçõ­es públicas que nós representa­mos.” A governador­a avançou que acções do género devem continuar para contribuir para a eficácia e eficiência do trabalho. Lembrou que a inspecção desempenha um papel importante na educação e conscienci­alização dos funcionári­os públicos e agentes administra­tivos, através da acção preventiva e pedagógica que desenvolve, permitindo conhecimen­to e boas práticas de gestão.

Além disso, a responsáve­l assegurou que acções formativas do género ajudam igualmente a generaliza­r a cultura do controlo e de prestação de contas, concedendo apoio institucio­nal aos demais serviços.

A governador­a Cândida Narciso avançou que os resultados de inspecções, inquéritos e outras acções de controlo podem ser adoptados, para contribuir para o êxito do trabalho, possibilit­ando uma gestão mais parcimonio­sa dos recursos públicos e um atendiment­o mais humanizado aos cidadãos.

A governador­a salientou ainda que o workshop constitui uma oportunida­de de estudo colectivo da legislação vigente, visando o domínio das normas que regem a administra­ção pública.

 ?? KINDALA MANUEL ?? O processo de recadastra­mento de trabalhado­res da função pública vai durar trinta dias
KINDALA MANUEL O processo de recadastra­mento de trabalhado­res da função pública vai durar trinta dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola