Jornal de Angola

Manuel Pedro Pacavira é hoje enterrado

- EDNA DALA |

A urna do deputado e histórico do MPLA Manuel Pedro Pacavira, falecido segunda-feira, em Lisboa, chegou na noite de ontem a Luanda e foi de seguida transladad­a para a sua residência, onde decorreu um velório familiar.

No Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, estiveram presentes a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, colegas e amigos. Manuel Pedro Pacavira vai hoje a enterrar no Cemitério do Alto das Cruzes em Luanda. Antes, a urna é transladad­a às 6h00 para o Palácio do Congressos, onde recebe homenagem do titulares dos órgãos de soberania, membros do Bureau Político do MPLA, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, do comité central do MPLA, dos órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna, entidades eclesiásti­cas, corpo diplomátic­o e antigos combatente­s e veteranos da pátria.

Manuel Pedro Pacavira ocupou vários cargos na direcção central do MPLA e foi ministro dos Transporte­s e da Agricultur­a, além de embaixador residente em Cuba e na Itália. Foi também embaixador não residente na Nicarágua, México e Guiana, além de representa­nte de Angola junto das Nações Unidas e junto de agências das Nações Unidas, como a FAO, PAM e FIDA. No Cuanza Norte, província onde nasceu há 77 anos, entidades políticas, administra­tivas e a sociedade civil destacaram o papel de Manuel Pedro Pacavira enquanto nacionalis­ta, político e escritor.

Um livro de condolênci­as foi aberto no Governo Provincial onde dirigentes, entidades religiosas, empresário­s e outros membros expressara­m os seus sentimento­s de pesar. Numa nota de condolênci­as, o Governo Provincial do Cuanza Norte considera Manuel Pedro Pacavira um patriota e lutador pelas causas da liberdade, independên­cia e dignidade dos angolanos.

Manuel Gaspar “Domina”, responsáve­l para a área de Informação e propaganda do Comité Provincial do MPLA, considera Manuel Pedro Pacavira “pai, amigo e companheir­o das horas difíceis, como governador provincial e representa­nte máximo do partido”.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Colegas e amigos receberam a urna de Manuel Pedro Pacavira no Aeroporto
KINDALA MANUEL Colegas e amigos receberam a urna de Manuel Pedro Pacavira no Aeroporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola