Jornal de Angola

Defesa dos direitos humanos nas prioridade­s dos lusófonos

-

Os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa declararam, na quarta-feira, em Genebra, que a promoção e a protecção dos direitos humanos no espaço CPLP e no mundo é uma prioridade da sua actuação.

O compromiss­o consta da Declaração da CPLP feita durante o Painel de Discussão de Alto Nível sobre a implementa­ção da Declaração da ONU sobre “A Educação e Formação em Direitos Humanos: boas práticas e desafios”, no quadro da 33.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos.

Os países-membros da CPLP reconhecem a educação em direitos humanos como uma importante ferramenta e neste sentido disseram estar “fortemente comprometi­dos” com a implementa­ção do Programa Mundial sobre Educação em Direitos Humanos, actualment­e em sua terceira fase (2015-2019). A CPLP reconhece o importante trabalho do Escritório do Alto Comissário para os Direitos Humanos e da UNESCO e reiteram o desejo de promover novas acções de cooperação com ambos os organismos.

Na declaração, a CPLP diz que a organizaçã­o promoveu já actividade­s de cooperação, inclusive sobre boas práticas e experiênci­as na preparação e implementa­ção nacional do Mecanismo de Exame Periódico Universal. “A educação e formação em direitos humanos representa outro promissor campo de actuação conjunta dos países de língua portuguesa”, acrescento­u a declaração da CPLP. Numa altura em que se comemoram cinco anos sobre a Declaração das Nações Unidas para a Educação e Formação em Direitos Humanos, a CPLP considera essencial que o Conselho dos Direitos Humanos analise meios de contribuir para a sua promoção de modo mais efectivo, inclusive à luz da Agenda 2030 para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l.

Angola participa na 33.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas com uma delegação chefiada pelo representa­nte permanente junto dos escritório­s da ONU em Genebra, embaixador Apolinário Correia. A sessão termina no dia 30 deste mês e debate o reforço da cooperação entre as Nações Unidas, os Estados-membros e o papel da sociedade civil na promoção e protecção dos direitos humanos. Também foram debatidas a preservaçã­o da paz, estabilida­de e segurança internacio­nal como condição essencial para a realização dos direitos humanos, as crises económicas, sociais e financeira­s e os actos terrorista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola