De­fe­sa dos di­rei­tos hu­ma­nos nas pri­o­ri­da­des dos lu­só­fo­nos

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os Es­ta­dos-mem­bros da Co­mu­ni­da­de de Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa de­cla­ra­ram, na quar­ta-fei­ra, em Ge­ne­bra, que a pro­mo­ção e a pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos no es­pa­ço CPLP e no mun­do é uma pri­o­ri­da­de da sua ac­tu­a­ção.

O com­pro­mis­so cons­ta da De­cla­ra­ção da CPLP fei­ta du­ran­te o Pai­nel de Dis­cus­são de Al­to Ní­vel so­bre a im­ple­men­ta­ção da De­cla­ra­ção da ONU so­bre “A Edu­ca­ção e For­ma­ção em Di­rei­tos Hu­ma­nos: bo­as prá­ti­cas e de­sa­fi­os”, no qua­dro da 33.ª ses­são do Con­se­lho dos Di­rei­tos Hu­ma­nos.

Os paí­ses-mem­bros da CPLP re­co­nhe­cem a edu­ca­ção em di­rei­tos hu­ma­nos co­mo uma im­por­tan­te fer­ra­men­ta e nes­te sen­ti­do dis­se­ram es­tar “for­te­men­te com­pro­me­ti­dos” com a im­ple­men­ta­ção do Pro­gra­ma Mun­di­al so­bre Edu­ca­ção em Di­rei­tos Hu­ma­nos, ac­tu­al­men­te em sua ter­cei­ra fa­se (2015-2019). A CPLP re­co­nhe­ce o im­por­tan­te tra­ba­lho do Es­cri­tó­rio do Al­to Co­mis­sá­rio pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos e da UNESCO e rei­te­ram o de­se­jo de pro­mo­ver no­vas ac­ções de co­o­pe­ra­ção com am­bos os or­ga­nis­mos.

Na de­cla­ra­ção, a CPLP diz que a or­ga­ni­za­ção pro­mo­veu já ac­ti­vi­da­des de co­o­pe­ra­ção, in­clu­si­ve so­bre bo­as prá­ti­cas e ex­pe­ri­ên­ci­as na pre­pa­ra­ção e im­ple­men­ta­ção na­ci­o­nal do Me­ca­nis­mo de Exa­me Pe­rió­di­co Uni­ver­sal. “A edu­ca­ção e for­ma­ção em di­rei­tos hu­ma­nos re­pre­sen­ta ou­tro pro­mis­sor cam­po de ac­tu­a­ção con­jun­ta dos paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa”, acres­cen­tou a de­cla­ra­ção da CPLP. Nu­ma al­tu­ra em que se co­me­mo­ram cin­co anos so­bre a De­cla­ra­ção das Na­ções Uni­das pa­ra a Edu­ca­ção e For­ma­ção em Di­rei­tos Hu­ma­nos, a CPLP con­si­de­ra es­sen­ci­al que o Con­se­lho dos Di­rei­tos Hu­ma­nos ana­li­se mei­os de con­tri­buir pa­ra a sua pro­mo­ção de mo­do mais efec­ti­vo, in­clu­si­ve à luz da Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel.

Angola par­ti­ci­pa na 33.ª ses­são do Con­se­lho dos Di­rei­tos Hu­ma­nos das Na­ções Uni­das com uma de­le­ga­ção che­fi­a­da pe­lo re­pre­sen­tan­te per­ma­nen­te jun­to dos es­cri­tó­ri­os da ONU em Ge­ne­bra, em­bai­xa­dor Apo­li­ná­rio Correia. A ses­são ter­mi­na no dia 30 des­te mês e de­ba­te o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção en­tre as Na­ções Uni­das, os Es­ta­dos-mem­bros e o pa­pel da so­ci­e­da­de ci­vil na pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos. Tam­bém fo­ram de­ba­ti­das a pre­ser­va­ção da paz, es­ta­bi­li­da­de e se­gu­ran­ça in­ter­na­ci­o­nal co­mo con­di­ção es­sen­ci­al pa­ra a re­a­li­za­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos, as cri­ses eco­nó­mi­cas, so­ci­ais e fi­nan­cei­ras e os ac­tos ter­ro­ris­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.