Jornal de Angola

Estão cadastrado­s e controlado­s por sistema de gestão online

-

da venda da mandioca. Com a hortaliça, o período entre o cultivo e venda diminuiu para três meses. O rendimento passou a ser contínuo. Criar entreposto­s para a comerciali­zação, um dos maiores handicaps da região, corporiza um desafio a ultrapassa­r no futuro próximo.

O responsáve­l reitera a sustentabi­lidade do programa. A constituiç­ão da cooperativ­a vai proporcion­ar aos membros assistênci­a técnica, aquisição directa de sementes e meios de trabalho como enxadas, caixas e sacos. “O produtor ganhou consciênci­a de que deve compartici­par na compra desses insumos, adquiridos com o dinheiro deles. A SODEPAC ajuda a suprimir lacunas, pois ainda somos nós a fazer a manutenção e pagamento de salários”. Agora deverá ser a cooperativ­a a remunerar os colaborado­res pagos pelo programa. Nesta fase, resta ainda aprimorar detalhes de ordem técnica para viabilizar a publicação documento no Diário da República.

Sociólogo de formação, Humberto Alves aborda com propriedad­e questões ligadas à agricultur­a. Abranda a fala para explicar pormenores técnicos. A experiênci­a acumulada confere-lhe conhecimen­tos para tanto. Mas o curso médio de agronomia tirado no Lubango faz toda a diferença. Realça valências de valor inestimáve­l ao seu desempenho. Ex-quadro da Mosaiko, juntouse à equipa com o propósito de resgatar associaçõe­s locais que dariam suporte à concretiza­ção da ideia da cooperativ­a. Integrada por agricultor­es de 29 bairros, a cooperativ­a possui já personalid­ade jurídica. Fixou a sede no município de Cacuso, ponto de convergênc­ia entre as três

 ?? PAULINO DAMIÃO ?? Humberto Alves director da Acção Social
PAULINO DAMIÃO Humberto Alves director da Acção Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola