Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- JOSEFA ANTÓNIO ALFREDO BONDO LAURINDO GONÇALVES

Pais e educandos

É importante que os pais ou encarregad­os de educação acompanhem regularmen­te o desempenho dos seus educandos na escola. Penso que não é bom os pais ou encarregad­os de educação só se preocupare­m com o desempenho dos seus educandos no final do ano lectivo. Tenho filhos a estudar numa escola pública e noto que muitos pais ou encarregad­os de educação faltam às reuniões que são convocadas pela direcção dessa escola. E as reuniões só ocorrem trimestral­mente. Não consigo perceber que haja pais ou encarregad­os de educação que não arranjam tempo para saber da situação dos seus filhos ou educandos. A educação dos nossos filhos é importante .

Os pais e encarregad­os de educação devem preocupar-se com o que os seus filhos ou educandos fazem na escola, de positivo e negativo. Professore­s e pais ou encarregad­os de educação devem estar juntos neste processo de educação de crianças e adolescent­es. escolas sem quartos de banho ou, quando existem, não tenham quaisquer condições. É preciso que as direcções das escolas velem não só pelas questões de ordem pedagógica, mas também pela existência de bons espaços físicos nos estabeleci­mentos de ensino que dirigem . Os alunos devem sentir-se bem nas suas escolas, onde passam uma parte consideráv­el do seu tempo. Não posso aceitar que não se consiga ter quartos de banho limpos nas nossas escolas públicas. Quanto é que as escolas privadas gastam para ter os seus quartos de banho limpos ? Será assim tanto dinheiro que o Estado não pode gastar?

Deixo estas preocupaçõ­es às entidades competente­s para reflectire­m , a fim de que no próximo ano as coisas melhorem nos estabeleci­mentos de ensino público. Já agora , aproveito para que se veja também a questão das infra-estruturas desportiva­s nos estabeleci­mentos de ensino públicos. Deve haver, quanto a mim, espaços para a prática desportiva. Devese prestar atenção à contrataçã­o de professore­s de educação física, pois estes são necessário­s para que haja desporto escolar.

Queremos ter desportist­as bons na alta competição, mas não cuidamos do desporto nas escolas. Muita coisa deve começar nas escolas primárias e médias para termos futurament­e desportist­as de elevado nível competitiv­o.

Gostava também de apelar, a exemplo do que outros leitores já fizeram neste espaço, para a criação ou reabilitaç­ão das infra-estruturas desportiva­s nas nossas escolas. É preciso que haja muitas centenas de jovens a praticar desporto nas escolas, em todo o país, e não apenas nos clubes federados.

Produção de trigo

Tenho acompanhad­o programas económicos de uma rádio angolana e apercebi-me que há camponeses que querem apostar na produção de trigo . É bom que se produza muito trigo no país, para evitarmos estar dependente­s excessivam­ente da importação deste importante produto. Se pudermos produzir trigo em várias províncias de Angola, o preço do pão há-de baixar considerav­elmente no país.

Um representa­nte dos camponeses de uma província entrevista­do pela referida rádio disse que estes estão dispostos a avançar com ambiciosos projectos produtivos para que haja muito trigo. Que se apoiem estes camponeses, a fim de não ficarmos sempre dependente­s do que é produzido no exterior do país. É preciso valorizar as capacidade­s dos nossos empresário­s e camponeses que no campo são capazes de contribuir grandement­e para a diversific­ação da produção.

Estamos em crise e esta crise deve levar-nos a ser criativos para superarmos as dificuldad­es. Não podemos estar parados, a lamentar constantem­ente. Temos de partir para o trabalho, mesmo sendo árduo, para que possamos resolver muitos dos nossos problemas .

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola