Edward Snow­den ape­lou ao per­dão de Ba­rack Oba­ma

Jornal de Angola - - MUNDO -

O ex-agen­te da in­te­li­gên­cia nor­te-ame­ri­ca­na, Edward Snow­den, asi­la­do na Rús­sia de­pois de ter re­ve­la­do mé­to­dos de es­pi­o­na­gem em lar­ga es­ca­la, pe­diu ao Pre­si­den­te Ba­rack Oba­ma que lhe con­ce­da per­dão, ale­gan­do que o que fez foi um bem ao país.

Snow­den es­tá há três anos em Mos­co­vo por ter ex­pos­to mi­lha­res de do­cu­men­tos que trou­xe­ram à to­na o sis­te­ma de vi­gi­lân­cia mun­di­al dos Es­ta­dos Uni­dos, de­sen­ca­de­an­do um vi­vo de­ba­te so­bre o di­rei­to à pri­va­ci­da­de fren­te à ac­tu­a­ção do Es­ta­do. “Se não fos­se por es­ta di­vul­ga­ção, por es­sas re­ve­la­ções, es­ta­ría­mos pi­or”, de­cla­rou ao jor­nal bri­tâ­ni­co The Gu­ar­di­an.

“Sim, há leis que di­zem uma coi­sa, mas pa­ra is­so exis­te o po­der do per­dão, pa­ra coi­sas que pa­re­cem ile­gais no pa­pel, mas, quan­do exa­mi­na­das do pon­to de vis­ta mo­ral, da éti­ca, quan­do ve­mos os re­sul­ta­dos, pa­re­ce que eram ne­ces­sá­ri­as”, ar­gu­men­tou Snow­den.

O nor­te-ame­ri­ca­no de 33 anos ale­gou que con­ta com mui­tos apoi­os, por­que o pú­bli­co se pre­o­cu­pa com es­ses te­mas mui­to mais do que ha­via an­te­ci­pa­do.

Snow­den, cu­ja per­mis­são de re­si­dên­cia na Rús­sia ter­mi­na no pró­xi­mo ano e que nas úl­ti­mas se­ma­nas tem cri­ti­ca­do o Pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, dis­se que es­tá pre­pa­ra­do pa­ra pas­sar um tem­po na pri­são. “Es­tou dis­pos­to a fa­zer mui­tos sa­cri­fí­ci­os pe­lo meu país.” Em 2015, a Ca­sa Bran­ca re­jei­tou um pe­di­do as­si­na­do por 150.000 pes­so­as pa­ra que per­do­as­se Snow­den.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.