Jornal de Angola

Elevadas somas na reabilitaç­ão eléctrica

-

Um total de setenta e oito milhões de dólares, pouco mais de 13 mil milhões de kwanzas, são direcciona­dos pelo Executivo para projectos de melhoria do fornecimen­to de energia eléctrica e água potável em quatro municípios da província da Huíla, anunciou, na quarta-feira, o secretário de Estado da Energia.

Joaquim Ventura disse à imprensa, no final de uma visita de dois dias ao Lubango, onde consignou obras de construção de sistemas de abastecime­nto de água e energia nessa cidade, Cacula e Jamba, que o projecto vai beneficiar mais de 900 mil habitantes.

Os municípios beneficiad­os são o Lubango, Matala, Jamba e Cacula, onde vão ser construído­s sistemas de tratamento de fornecimen­to de água e a reabilitaç­ão da rede de distribuiç­ão eléctrica.

O secretário do Estado informou que os projectos são financiado­s por uma linha de crédito da China e consistem na montagem de uma nova turbina eléctrica para apoiar as duas centrais térmicas que fornecem 40 megawatts cada.

Ainda no Lubango, está em curso a instalação da rede de distribuiç­ão de electricid­ade nas centralida­des e novos bairros, enquanto na Matala está projectada a construção de uma nova rede de transporte de energia.

“Estamos a levar a energia eléctrica aos bairros que nunca tiveram luz e também para as novas centralida­des”, resumiu o secretário de Estado.

Enquanto isso, mais de 30 cooperativ­as agrícolas e associaçõe­s de camponeses participam desde ontem na III Expo Quipungo, uma feira agropecuár­ia este ano totalmente consagrada ao milho, um cereal de que o município é um dos principais produtores nacionais, noticiou a Angop.

O secretário-geral da Associação Agropecuár­ia, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), Elísio Lobo, disse que o certame decorre até domingo sob o lema “Com os olhos postos na diversific­ação da economia nacional” e junta empresário­s locais, consumidor­es e interessad­os, para promover a venda e incentivar a produção. “O que se pretende com esta actividade é oferecer a opção para escolha e aquisição do produto de melhor qualidade com preço mais baixo, assim como conferir aos produtores a oportunida­de de estabelece­rem contactos com potenciais clientes”, afirmou.

A actividade é marcada por palestras sobre a importânci­a dos cereais na diversific­ação da economia nacional e um leilão de milho.

A feira está enquadrada nas comemoraçõ­es do 115.º aniversari­o da fundação do município do Quipungo, assinalado ontem com várias manifestaç­ões de carácter recreativo e desportivo.

 ?? MAVITIDI MULAZA ?? Executivo direcciono­u milhões de kwanzas em projectos de expansão da rede eléctrica
MAVITIDI MULAZA Executivo direcciono­u milhões de kwanzas em projectos de expansão da rede eléctrica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola