Ele­va­das so­mas na re­a­bi­li­ta­ção eléc­tri­ca

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Um to­tal de se­ten­ta e oi­to mi­lhões de dó­la­res, pou­co mais de 13 mil mi­lhões de kwan­zas, são di­rec­ci­o­na­dos pe­lo Exe­cu­ti­vo pa­ra pro­jec­tos de me­lho­ria do for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca e água po­tá­vel em qua­tro mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia da Huí­la, anun­ci­ou, na quar­ta-fei­ra, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Ener­gia.

Jo­a­quim Ven­tu­ra dis­se à im­pren­sa, no fi­nal de uma vi­si­ta de dois di­as ao Lu­ban­go, on­de con­sig­nou obras de cons­tru­ção de sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água e ener­gia nes­sa ci­da­de, Ca­cu­la e Jam­ba, que o pro­jec­to vai be­ne­fi­ci­ar mais de 900 mil ha­bi­tan­tes.

Os mu­ni­cí­pi­os be­ne­fi­ci­a­dos são o Lu­ban­go, Ma­ta­la, Jam­ba e Ca­cu­la, on­de vão ser cons­truí­dos sis­te­mas de tra­ta­men­to de for­ne­ci­men­to de água e a re­a­bi­li­ta­ção da re­de de dis­tri­bui­ção eléc­tri­ca.

O se­cre­tá­rio do Es­ta­do in­for­mou que os pro­jec­tos são fi­nan­ci­a­dos por uma li­nha de cré­di­to da Chi­na e con­sis­tem na mon­ta­gem de uma no­va tur­bi­na eléc­tri­ca pa­ra apoi­ar as du­as cen­trais tér­mi­cas que for­ne­cem 40 me­gawatts ca­da.

Ain­da no Lu­ban­go, es­tá em cur­so a ins­ta­la­ção da re­de de dis­tri­bui­ção de elec­tri­ci­da­de nas cen­tra­li­da­des e no­vos bair­ros, en­quan­to na Ma­ta­la es­tá pro­jec­ta­da a cons­tru­ção de uma no­va re­de de trans­por­te de ener­gia.

“Es­ta­mos a le­var a ener­gia eléc­tri­ca aos bair­ros que nun­ca ti­ve­ram luz e tam­bém pa­ra as no­vas cen­tra­li­da­des”, re­su­miu o se­cre­tá­rio de Es­ta­do.

En­quan­to is­so, mais de 30 co­o­pe­ra­ti­vas agrí­co­las e as­so­ci­a­ções de cam­po­ne­ses par­ti­ci­pam des­de on­tem na III Ex­po Qui­pun­go, uma fei­ra agro­pe­cuá­ria es­te ano to­tal­men­te con­sa­gra­da ao mi­lho, um ce­re­al de que o mu­ni­cí­pio é um dos prin­ci­pais pro­du­to­res na­ci­o­nais, no­ti­ci­ou a An­gop.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da As­so­ci­a­ção Agro­pe­cuá­ria, Co­mer­ci­al e In­dus­tri­al da Huí­la (AAPCIL), Elí­sio Lo­bo, dis­se que o cer­ta­me de­cor­re até do­min­go sob o le­ma “Com os olhos pos­tos na di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia na­ci­o­nal” e jun­ta em­pre­sá­ri­os lo­cais, con­su­mi­do­res e in­te­res­sa­dos, pa­ra pro­mo­ver a ven­da e in­cen­ti­var a pro­du­ção. “O que se pre­ten­de com es­ta ac­ti­vi­da­de é ofe­re­cer a op­ção pa­ra es­co­lha e aqui­si­ção do pro­du­to de me­lhor qua­li­da­de com pre­ço mais bai­xo, as­sim co­mo con­fe­rir aos pro­du­to­res a opor­tu­ni­da­de de es­ta­be­le­ce­rem con­tac­tos com po­ten­ci­ais cli­en­tes”, afir­mou.

A ac­ti­vi­da­de é mar­ca­da por pa­les­tras so­bre a im­por­tân­cia dos ce­re­ais na di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia na­ci­o­nal e um lei­lão de mi­lho.

A fei­ra es­tá en­qua­dra­da nas co­me­mo­ra­ções do 115.º ani­ver­sa­rio da fun­da­ção do mu­ni­cí­pio do Qui­pun­go, as­si­na­la­do on­tem com vá­ri­as ma­ni­fes­ta­ções de ca­rác­ter re­cre­a­ti­vo e des­por­ti­vo.

MAVITIDI MULAZA

Exe­cu­ti­vo di­rec­ci­o­nou mi­lhões de kwan­zas em pro­jec­tos de ex­pan­são da re­de eléc­tri­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.