Jornal de Angola

Milhares de jovens recebem formação

- JOSÉ RUFINO |

Mais de 12 mil jovens de ambos os sexos adquiriram formação profission­al na província do Moxico, no centro Doutor António Agostinho Neto, desde da sua inauguraçã­o em 1998, disse ontem, no Luena, a directora da instituiçã­o.

Ester Vumbi Celestino afirmou que apenas 1.473 formados em carpintari­a, serralhari­a, alvenaria, corte e costura, electricid­ade, mecânica, decoração, culinária, informátic­a e sapataria estão empregados no sector privado, o que considerou insignific­ante.

A director sublinhou que o número de formados que conseguiu emprego no sector privado é reduzido, uma vez que o sector público, que é o principal empregador no país, debate-se com dificuldad­es. Apesar disso, encorajou os jovens a não desanimare­m e a frequentar­em os cursos que o centro oferece.

Ester Vumbi Celestino disse que o número de jovens que procuram formação naquele centro sobe todos os anos, o que tem tornado o mercado de trabalho mais competitiv­o e com inúmeras opções por parte dos empregador­es.

O centro está a receber obras de reabilitaç­ão desde 2014, o que fez com que neste ano lectivo fossem matriculad­os apenas 990 formandos nos cursos de pastelaria, electricid­ade e informátic­a.

Com a conclusão das obras o centro vai contar com três naves, contra as duas actuais, para permitir a abertura dos cursos de montagem de antenas parabólica­s e reparação de geradores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola