Edu­ca­ção tem tu­do pa­ra evo­luir

EN­SI­NO EM ANGOLA Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio Bor­ni­to de Sou­sa de­fen­de a qua­li­da­de

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio Bor­ni­to de Sou­sa afir­mou, na quar­ta­fei­ra, na ci­da­de de Lu­an­da, que a Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção, apro­va­da em Agos­to pe­la As­sem­bleia Na­ci­o­nal, é um di­plo­ma que pro­por­ci­o­na uma mai­or qua­li­da­de e efi­ci­ên­cia ao sec­tor do en­si­no.

O pe­da­go­go, que dis­ser­ta­va so­bre o te­ma “A Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção e En­si­no em Angola: Pers­pec­ti­vas e Pros­pec­ti­vas”, no Con­gres­so In­ter­na­ci­o­nal, Edu­ca­ção, Lín­gua Por­tu­gue­sa e Ex­ce­lên­cia do En­si­no em Angola, pro­mo­vi­da pe­la Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Angola, dis­se que a Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção vai con­tri­buir pa­ra a me­lho­ria da qua­li­da­de do en­si­no. Bor­ni­to de Sou­sa, que é tam­bém mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, afir­mou que o sec­tor do en­si­no tem tu­do pa­ra evo­luir, mas, pa­ra que is­so a acon­te­ça, é im­por­tan­te o en­vol­vi­men­to de to­da a so­ci­e­da­de.

O pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio lem­brou que, em 2001, Angola ti­nha uma po­pu­la­ção de es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os com­pos­ta por ca­tor­ze mil pes­so­as, um nú­me­ro que ac­tu­al­men­te su­biu pa­ra pe­lo me­nos 200 mil. Bor­ni­to de Sou­sa su­bli­nhou que, de­pois do au­men­to quan­ti­ta­ti­vo, se de­ve pri­mar ago­ra pe­la qua­li­da­de e dis­se acre­di­tar que a Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção vai fa­ci­li­tar e di­na­mi­zar es­se pro­ces­so. A Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção, acres­cen­tou, vai pos­si­bi­li­tar a im­ple­men­ta­ção de me­di­das que vi­sam me­lho­rar a or­ga­ni­za­ção, a fun­ci­o­na­li­da­de e o de­sem­pe­nho do Sis­te­ma de Edu­ca­ção e for­ta­le­cer a ar­ti­cu­la­ção en­tre os di­fe­ren­tes Sub­sis­te­mas de En­si­no.

No con­gres­so, que en­cer­rou on­tem, fo­ram abor­da­dos te­mas co­mo “Pen­sar o en­si­no e os de­sa­fi­os da ad­mi­nis­tra­ção da edu­ca­ção”, a “So­ci­o­lo­gia da Edu­ca­ção: pro­ble­mas e de­sa­fi­os em Angola”, “A uni­ver­si­da­de, ex­ce­lên­cia do en­si­no e a sua com­pe­ti­ti­vi­da­de in­ter­na­ci­o­nal: um olhar so­bre o pa­ra­dig­ma do en­si­no su­pe­ri­or em Angola”.

JAIMAGENS

A ac­tu­al Lei de Ba­ses do Sis­te­ma de Edu­ca­ção vai for­ta­le­cer a ar­ti­cu­la­ção en­tre os di­fe­ren­tes Sub­sis­te­mas de En­si­no em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.