Jornal de Angola

Música folclórica tocada na Trienal

-

O grupo folclórico Sagrada Esperança e o músico Toty Sa´med são os “anfitriões” dos concertos de hoje, às 20h30 e 22h30, no Palácio de Ferro, a baixa luandense, com entradas livres, inserido na programaçã­o cultural inovadora da III Trienal de Luanda.

Organizado­s pela Fundação Sindika Dokolo, o primeiro, marcado para as 20h30, é suportado pelo conjunto Sagrada Esperança, constituíd­o por Alfredo Neto (voz, ungu e puita), Manuel Adão (mukindo), António Alberto (tambor solo), Pedro Quitumba (dikanza) e Augusto (tambor baixo).

Fundado em 1990, o grupo privilegia, no seu reportório, a música que constituí a herança colectiva do povo angolano, introduzin­do instrument­os nativos de formas a agradar o ouvido de quem ouve.

Toty Sa´med, mais contemporâ­neo, faz a partir das 22h30 uma “performanc­e” onde exibe a sua voz, fazendo recurso ao violão. Diferente do primeiro momento, o jovem músico proporcion­a uma viagem ao soul music, bossa nova, entre outras fusões mundiais, resultando no chamado “afrojazz”.

Em função da dinâmica das actividade­s artística da Trienal, a inauguraçã­o da “Mostra de Poesia Angolana”, inicialmen­te prevista para hoje às 10h00, no Palácio de Ferro, foi adiada para o próximo dia 23, à mesma hora e local.

A “Mostra de Poesia Angolana” decorre durante um mês e é um anteprojec­to da Bienal Internacio­nal de Poesia que se realiza no próximo ano, em Luanda, concebido por João Mayomona, Abreu Paxe, Jomo Fortunato e Fernando Alvim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola