Jornal de Angola

Proletário­s fogem da cauda da tabela

Petro de Luanda visita Benguela com os olhos na liderança do campeonato

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

1º de Maio e Petro de Luanda disputam hoje às 15h00, no estádio Edelfride Palhares da Costa “Miau”, na cidade de Benguela, um dos derby mais antigo e atractivo do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, na abertura da abertura da 24ª jornada.

Na condição de anfitriões, os proletário­s que se encontram numa situação aflitiva na tabela classifica­tiva, são antepenúlt­imos com 23 pontos, repartem o favoritism­o com os tricolores do Catetão, terceiros com 45, apesar do cepticismo dos seus adeptos ávidos de ver regressar os tempos em que partilhara­m o domínio do futebol angolana, na primeira metade da década de 80.

Os petrolífer­os, saídos de um triunfo sobre o Desportivo da Huíla (2-0), vão jogar no máximo da sua força para derrotar a formação benguelens­e, derrotada na ronda anterior pelo ASA (0-3), que procura pontos para sair da zona de despromoçã­o.

O Petro de Luanda é o recordista de títulos conquistad­os na competição, 15, enquanto o 1º de Maio de Benguela, com dois troféus na sua galeria, foi a primeira equipa fora da capital do país a sagrar-se campeão nacional, em 1983, feito repetido em 1985.

Na primeira volta os tricolores venceram os proletário­s por 3-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. Mas o actual momento das equipas sugere um quadro de equilíbrio, ainda que distante da qualidade das décadas de 80/90, nas quais despontara­m Nzuzi André, Maluca, Sarmento Seke, Nfusso Kossi e Yamba Asha, no 1º de Maio, e Tó Zé, Chico Afonso, Nejó, Bodu, Nsumbo, Antoninho, Jesus, Lufemba e Saavedra, no Petro.

Amanhã às 15h00, na sequência da jornada, o Sagrada Esperança mede força com o 4 de Abril, na cidade de Dundo, província da Lunda Norte, num desafio que se espera equilibrad­o, sobretudo pela posição incómoda de ambas as equipas na tabela classifica­tiva. O Interclube recebe o Progresso Sambizanga às 16h00, no estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto. Pelo percurso intermiten­te das equipas no campeonato, o equilíbrio deve ser a nota dominante da partida entre polícias e sambilas, concorrent­es que estão aquém dos objectivos traçados.

No domingo, o 1º de Agosto desloca-se à cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte, onde joga às 15h00 no estádio dos Dinizes, à porta fechada, diante do Porcelana FC. O Desportivo da Huíla é visitado pelo Benfica de Luanda, às 15h30 no estádio do Ferroviári­o. Na província do Huambo, o Recreativo da Caála vai ter pela frente o Progresso da Lunda Sul, às 15h00 no estádio Mártires da Canhala, ao passo que o Kabuscorp do Palanca defronta o ASA, às 18h00 no Estádio Municipal dos Coqueiros, numa ronda que fica concluída na segunda-feira, com a realização do desafio entre Recreativo do Libolo e Académica do Lobito, às 15h00 na vila de Calulo. O campeão nacional é favorito.

 ?? JOSÉ COLA ?? Tricolores viajaram determinad­os na conquista dos três pontos no reduto dos benguelens­es para anular a vantagem dos militares
JOSÉ COLA Tricolores viajaram determinad­os na conquista dos três pontos no reduto dos benguelens­es para anular a vantagem dos militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola