Paí­ses mais po­bres aco­lhem com afec­to

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um re­la­tó­rio do Ban­co Mun­di­al, pu­bli­ca­do na quin­ta-fei­ra, in­di­ca que as pes­so­as des­lo­ca­das se trans­for­ma­ram num de­sa­fio im­por­tan­te pa­ra os paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, que abri­gam 95 por cen­to da­que­les que fo­gem de uma de­ze­na de con­fli­tos ar­ma­dos, qua­se os mes­mos de há 25 anos.

O do­cu­men­to re­fe­re que cer­ca de 65 mi­lhões de pes­so­as no mun­do vi­vem “em des­lo­ca­men­to for­ça­do”, o correspondente a 1 por cen­to da po­pu­la­ção mun­di­al. En­tre es­tas, 24 mi­lhões de re­fu­gi­a­dos e que pe­dem asi­lo atra­ves­sam fron­tei­ras e 41 mi­lhões de pes­so­as fo­ram des­lo­ca­das den­tro do seu pró­prio país.

Nos úl­ti­mos 25 anos, re­fe­re o do­cu­men­to, são os mes­mos con­fli­tos que pro­vo­cam a fu­ga da po­pu­la­ção no Afe­ga­nis­tão, Ira­que, Sí­ria, Bu­run­di, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, So­má­lia, Su­dão, Colôm­bia, re­gião do Cáu­ca­so e a an­ti­ga Ju­gos­lá­via. A Sí­ria é o úni­co país em que a sua po­pu­la­ção des­lo­ca­da su­pe­ra os 25 por cen­to.

So­men­te um quar­to dos des­lo­ca­dos (27 por cen­to) vol­ta à re­gião que aban­do­nou. Uma gran­de quan­ti­da­de vai en­gros­sar re­giões ur­ba­nas, co­mo Ca­bul (Afe­ga­nis­tão), Ju­ba (Su­dão do Sul) e Mon­ró­via (Li­bé­ria), en­tre ou­tros paí­ses e ca­pi­tais de paí­ses.

En­tre os 15 paí­ses do mun­do que re­ce­bem a mai­o­ria dos re­fu­gi­a­dos es­tão Tur­quia, Lí­ba­no e Jor­dâ­nia, vi­zi­nhos da Sí­ria, com 27 por cen­to dos re­fu­gi­a­dos.

Pa­quis­tão e Irão, vi­zi­nhos do Afe­ga­nis­tão, aco­lhem 17 por cen­to e Etió­pia e Qué­nia, vi­zi­nhos da So­má­lia e do Su­dão do Sul, se­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.