Jornal de Angola

Farc apresenta acordo de paz aos guerrilhei­ros

-

O chefe das forças de guerrilha na Colômbia, a designada FARC, Timoleón Jiménez, disse ontem que a paz conseguida em Havana, capital de Cuba, não tem vencedores, “porque nenhuma das partes estava à altura de estabiliza­r o país apenas com o seu esforço”.

Timoleón Jiménez fez esta declaração no encontro onde apresentou, aos seus partidário­s, o acordo de paz às suas forças. “Com este acordo, fica definitiva­mente claro que nesta guerra não existem vencedores nem vencidos”, enfatizou o chefe das Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia (FARC), também conhecido como “Timochenko”, num local remoto de Caguán, no Sudeste da Colômbia.

“Se nossos adversário­s querem anunciar que ganharam a guerra, deixem fazê-lo. Para as “Para as FARC e o nosso povo, a maior satisfação será sempre ter alcançado a paz”, declarou diante de cerca de 500 rebeldes reunidos sob um céu de chumbo nas savanas do Yarí, tradiciona­l reduto da guerrilha nascida em 1964 de uma insurreiçã­o camponesa.

“Timochenko” impulsiona desde sua chegada à cúpula guerrilhei­ra, em 2011, a solução negociada para um conflito fratricida, que envolveu guerrilhas, paramilita­res e agentes do Estado, com um balanço de cerca de 260.000 mortos, 45.000 desapareci­dos e 6,9 milhões de deslocados.

“Há todo um povo que está há 52 anos à espera da paz e que batalhou por isso. O nosso compromiss­o indeclináv­el com este povo deve ser ratificado”, declarou Jiménez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola