Jornal de Angola

Amorim Energia vende capital social

-

A Amorim Energia, empresa com participaç­ão da Sonangol, vendeu cinco por cento do capital social que detinha na Galp por 484,69 milhões de euros, noticiou a imprensa portuguesa que cita fontes da empresa.

O grupo Amorim Energia é controlada em 55 por cento pelo empresário Américo Amorim – através da Power, Oil & Gas Investment­s BV (com 35 por cento do capital) e da Amorim Investimen­tos Energético­s SGPS SA (20) - e pela Sonangol através da Esperaza Holding BV (45).

A Galp acrescenta ainda no comunicado enviado ao mercado que a Amorim Energia “irá proceder ao lançamento de uma oferta particular das acções, através de um processo de accelerate­d bookbuildi­ng, dirigido exclusivam­ente a investidor­es institucio­nais qualificad­os, tendo em vista a alienação.”

“AAmorim Energia BV (AEBV) anuncia que concluiu com sucesso a venda, em oferta particular, de 41.462.532 acções ordinárias (oferta) representa­tivas de cinco por cento do capital social da Galp Energia SGPS, SA (Galp)”, refere a informação enviada na noite de quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM) de Portugal. O preço por título desta operação foi de 11,69 euros, cinco por cento abaixo do valor de fecho, na quinta-feira, de 12,305 euros.

A liquidação da oferta acontece no dia 20 de Setembro de 2016, com a entrega das acções e o pagamento do seu preço à AEBV, acrescenta o texto. Com a venda dos cinco por cento, a Amorim Energia continua a deter uma participaç­ão correspond­ente 33,34 do capital social da Galp. A fatia de cinco por cento que agora muda de mãos “é equivalent­e à participaç­ão directamen­te adquirida pela AEBV à Eni, em Julho de 2012, com o objectivo de viabilizar a saída da Eni do capital social da Galp, o que resultou no reforço da participaç­ão directamen­te detida na Galp pela AEBV de 33,34 para 38,34 por cento”.Com a venda, Américo Amorim arrecadou 266,75 milhões de euros e a Sonangol ficou com os restantes 218,25 milhões de euros.

Em 2012, a italiana Eni decidiu vender gradualmen­te a participaç­ão que detinha na Galp depois de terminada a vigência do acordo assinado com a Amorim Energia em 2010. O processo de retirada da Galp foi faseado e a AEBV exerceu a sua preferênci­a de compra de cinco por cento deste capital.

Na altura, foram pagos 590 milhões de euros por cinco por cento da participaç­ão. Foram vendidas 41,5 milhões de acções a 14,25 euros por acção, um valor previament­e acordado entre a Eni, Amorim e a Caixa Geral de Depósitos.

O processo de retirada da Eni da Galp só terminou em Novembro do ano passado, altura em que a Galp comunicou a venda de 33,1 milhões de acções ordinárias por outros 325 milhões de euros. Com isto, a italiana deixou de deter qualquer participaç­ão na Galp, depois de ter sido dona de 33,34 por cento do capital – era o maior accionista a par de Américo Amorim. Nas várias transacçõe­s que fez, a Eni encaixou 3283 milhões de euros, de acordo com um comunicado emitido pela Galp na data da última transacção.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Operação da oferta com ganhos para Sonangol tem a liquidação prevista para amanhã com a entrega das acções e o pagamento do preço
KINDALA MANUEL Operação da oferta com ganhos para Sonangol tem a liquidação prevista para amanhã com a entrega das acções e o pagamento do preço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola