Jornal de Angola

Fábrica instalada no Negage dinamiza produção de água

-

Uma nova fábrica de água instalada no Negage, na província do Uíge, produz por dia acima de 12 mil garrafas de água de um litro e meio e 75 mililitros, assegurou, na quinta-feira, o director da fábrica.

Gilberto Casumba, que falava para estudantes do ensino médio do município do Uíge, que visitaram a unidade fabril, designada “Cesse”, precisou que a fábrica tem uma capacidade diária de produção de 12 a 13 mil garrafas de água e empregou 53 trabalhado­res, nove dos quais do género feminino.

“Actualment­e, estamos a produzir a água aromatizad­a, com vários sabores”, mas, por falta de divisas, ainda não chegou à mesa dos consumidor­es, o que ameaça a continuida­de do projecto.

O director avançou que a falta de matérias-primas está a dificultar muito o aumento da produção da fábrica, mas tranquiliz­a os consumidor­es do produto da sua marca “porque não faltará água. Logo que houver matéria-prima suficiente, a água aromatizad­a vai poder chegar à mesa dos consumidor­es”, garantiu.

Para o gestor, a empresa está satisfeita com a inovação e espera que, nos próximos dias, haja melhorias no ambiente macroeconó­mico no sentido de que todos possam consumir a água aromatizad­a.

O chefe de departamen­to da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, em exercício, Malunguila Bunga, que acompanhou os alunos do ensino médio, disse que a visita às fábricas de água e de colchões serve para os estudantes combinarem a teoria à prática.

O professor Ferreira Enes disse que a iniciativa da Direcção Provincial da Educação é benéfica, numa altura em que se regista carência de laboratóri­os nas escolas do município do Uíge. “A visita ajuda os alunos de Química e de Ciências Exactas a aprenderem alguma coisa”, sublinhou.

O docente solicitou à Direcção Provincial da Educação no sentido de continuar a promover actividade­s de género para que os alunos possam interioriz­ar melhor os conhecimen­tos teóricos.

Um dos alunos considerou a visita às fábricas de água e de colchões muito valiosa. “Vimos como é engarrafad­a, captada, tratada e distribuíd­a a água. Os funcionári­os deram-nos explicaçõe­s detalhadas de como funciona a Cesse. Isso é bom”, disse a aluna Isabel Lubaco.

Inaugurada em 2014, a fábrica de água mineral Água Cesse é propriedad­e do grupo Marcegon Comércio Geral. Construído durante dois anos, o empreendim­ento possui laboratóri­o, zona de produção de água, reservatór­io com capacidade para quinze mil litros, sala de compressor­es, escritório, enfermaria, máquinas de produção de garrafas, uma área para engarrafam­ento da água e, também, equipament­os de embalagem de garrafas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola