Cri­an­ças des­fa­vo­re­ci­das re­ce­bem aju­da ali­men­tar

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - CAR­LOS PAULINO |

As di­fi­cul­da­des que sen­tem as cri­an­ças des­fa­vo­re­ci­das e em con­fli­to com a lei do cen­tro de acolhimento “Pa­dre João Bos­co”, na ci­da­de de Menongue, fo­ram sex­ta­fei­ra mi­ni­mi­za­das, de­pois da ins­ti­tui­ção ter re­ce­bi­do apoio em bens ali­men­ta­res.

Cons­ti­tuí­do por sa­cos de ar­roz, mas­sa, açú­car, fu­ba de mi­lho, fei­jão e de sal, cai­xas de pei­xe, fran­go, óleo, lei­te con­den­sa­do, su­mo e sa­bão, os bens vão aju­dar a me­lho­rar a di­e­ta ali­men­tar e hi­gi­e­ne das 20 cri­an­ças do cen­tro.

Os bens ali­men­ta­res fo­ram en­tre­gues por mem­bros da co­mis­são pro­vin­ci­al de co­or­de­na­ção ju­di­ci­al, que res­pon­deu a um ape­lo da ins­ti­tui­ção pa­ra su­prir as di­fi­cul­da­des vi­vi­das ali, nos úl­ti­mos di­as.

O juiz pre­si­den­te in­te­ri­no do tri­bu­nal pro­vin­ci­al, Jo­nes Pau­lo, ex­pli­cou que o ges­to so­li­dá­rio vi­sa igual­men­te dar res­pos­ta a uma das re­co­men­da­ções saí­das da úl­ti­ma reu­nião da co­mis­são lo­cal de co­or­de­na­ção ju­di­ci­al, re­a­li­za­da em Ju­lho, em que os seus mem­bros fo­ram in­for­ma­dos das di­fi­cul­da­des do cen­tro.

Jo­nes Pau­lo acres­cen­tou que no en­con­tro, os mem­bros fo­ram ain­da ori­en­ta­dos a re­a­li­zar pe­ri­o­di­ca­men­te vi­si­tas à ins­ti­tui­ção, pa­ra cons­ta­ta­rem a re­al si­tu­a­ção que os me­no­res vi­vem e a en­con­trar so­lu­ções pa­ra as prin­ci­pais di­fi­cul­da­des.

O juiz fez um ape­lo pa­ra que ou­tras ins­ti­tui­ções si­gam o exem­plo, pres­tan­do o apoio ne­ces­sá­rio ao cen­tro de acolhimento, so­bre­tu­do em bens ali­men­ta­res. A res­pon­sá­vel do cen­tro de acolhimento, Ma­ria Au­gus­ta, agra­de­ceu o ges­to dos mem­bros da co­mis­são pro­vin­ci­al de co­or­de­na­ção ju­di­ci­al, con­si­de­ran­do que “a ac­ção so­li­dá­ria che­gou mes­mo em boa ho­ra”.

Ma­ria Au­gus­ta sa­li­en­tou que o cen­tro con­ta com três dor­mi­tó­ri­os, ca­da um com ca­pa­ci­da­de pa­ra al­ber­gar 50 cri­an­ças, re­fei­tó­rio, jan­go pe­da­gó­gi­co, sa­la de es­tu­do e uma ofi­ci­na po­li­téc­ni­ca, on­de se lec­ci­o­nam os cur­sos de al­ve­na­ria, car­pin­ta­ria e ser­ra­lha­ria.

A res­pon­sá­vel, além da ca­rên­cia de bens ali­men­ta­res, ma­ni­fes­tou ain­da pre­o­cu­pa­ção pe­la fal­ta de ener­gia e de se­gu­ran­ça no cen­tro, acre­di­tan­do que, re­sol­vi­da es­tas si­tu­a­ções, mais cri­an­ças po­dem ser ali aco­lhi­das, já que a ca­pa­ci­da­de é de 150 pe­que­nos.

NICOLAU VASCO

Cres­ce a so­li­da­ri­e­da­de pa­ra com o pró­xi­mo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.