Mi­lha­res de do­en­tes no Hos­pi­tal Cen­tral

Nos úl­ti­mos tem­pos mu­ní­ci­pes pre­fe­rem os prés­ti­mos de uni­da­des pú­bli­cas

Jornal de Angola - - CLASSIFICADOS - LI­NO VI­EI­RA |

O Hos­pi­tal Pro­vin­ci­al do Mo­xi­co aten­deu, no pri­mei­ro se­mes­tre do ano, 44.644 pa­ci­en­tes, dos quais 397 fa­le­ce­ram, se­gun­do da­dos es­ta­tís­ti­co da uni­da­de sa­ni­tá­ria di­vul­ga­dos on­tem no Lu­e­na.

Em 2015, fo­ram aten­di­dos 45.280 do­en­tes, uma di­fe­ren­ça de 636 do­en­tes du­ran­te os dois pe­río­dos em aná­li­se.

A ma­lá­ria gra­ve li­de­rou a lis­ta de ca­sos no ano tran­sac­to, com 1.600 ca­sos, do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das, com 512, in­fec­ção res­pi­ra­tó­ria agu­da, com 323, fe­bre ti­fói­de re­gis­tou-se 278, ane­mia se­ve­ra 221, hi­per­ten­são ar­te­ri­al 204, aci­den­te vas­cu­lar ce­re­bral 29 e HIV/Si­da, com 13 ca­sos.

Saú­de es­co­lar

Uma pla­ta­for­ma de saú­de es­co­lar, que tem co­mo ob­jec­ti­vo pre­ve­nir e re­du­zir a trans­mis­são de do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das, foi lan­ça­da on­tem, na pro­vín­cia do Hu­am­bo.

A re­fe­ri­da pla­ta­for­ma, uma ini­ci­a­ti­va da or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal Men­tor Ini­ti­a­ti­ve, pre­vê be­ne­fi­ci­ar mais de 560 cri­an­ças ma­tri­cu­la­das em es­co­las do en­si­no pri­má­rio.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, o di­rec­tor pro­vin­ci­al da Saú­de, Fre­de­ri­co Ju­li­a­na, dis­se que a pla­ta­for­ma es­ta­rá dis­po­ní­vel por um ano e vai con­tem­plar 930 es­co­las.

En­tre as do­en­ças tro­pi­cais ne­gli­gen­ci­a­das a pre­ve­nir in­clu­em­se a shis­tos­so­mía­ses, do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das e fe­bre ti­fói­de.

Fre­de­ri­co Ju­li­a­na re­fe­riu ser uma pla­ta­for­ma de ex­tre­ma im­por­tân­cia, que vai en­si­nar as cri­an­ças a te­rem o há­bi­to de la­var as mãos, man­te­rem hi­gi­e­ne na co­mu­ni­da­de e tra­ta­rem dos re­sí­du­os só­li­dos.

Du­ran­te o lan­ça­men­to da pla­ta­for­ma, o res­pon­sá­vel pa­ra a área de Edu­ca­ção e En­si­no da Di­rec­ção da Edu­ca­ção, João To­más Gu­li, dis­se tra­tar-se de uma ini­ci­a­ti­va que vai con­tri­buir pa­ra a cons­ci­en­ci­a­li­za­ção dos pro­fes­so­res so­bre os va­lo­res da edu­ca­ção e da saú­de, pa­ra um bom de­sen­vol­vi­men­to da cri­an­ça, ca­pa­ci­tan­do-os com téc­ni­cas me­to­do­ló­gi­cas sim­ples de pre­ven­ção.

NI­CO­LAU VAS­CO

Ma­lá­ria e do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das con­ti­nu­am a ser as prin­ci­pais cau­sas de mor­te e de in­ter­na­men­to no Hos­pi­tal Pro­vin­ci­al do Mo­xi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.